Empréstimo ou financiamento: qual é a melhor opção para a sua empresa?

Seja para levantar capital de giro, pagar as contas ou investir no crescimento do negócio, muitos empreendedores já precisaram ou estão avaliando a possibilidade de recorrer a crédito. Mas, junto com essa necessidade, também costuma surgir uma dúvida: qual modalidade escolher para conseguir os recursos financeiros que a empresa precisa?  

No mercado, as opções mais comuns são os empréstimos e financiamentos, mas é importante considerar que cada instituição financeira oferece condições diferentes, que variam de acordo com as suas políticas internas e os critérios adotados na análise de crédito. 

Por isso, antes de fechar negócio, o ideal é fazer uma pesquisa detalhada e comparar as ofertas disponíveis para tomar a melhor decisão. 

 

Fugir do óbvio é o primeiro passo para fazer uma boa escolha 

Para escolher um empréstimo ou financiamento, tão importante quanto a credibilidade oferecida pela instituição financeira é avaliar qual empresa, de fato, traz a melhor proposta para o seu negócio: um crédito mais barato e com condições de pagamento que cabem no seu orçamento.

Um estudo recente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mostrou que 80% das empresas de pequeno porte buscam crédito apenas nos cinco principais bancos do país — enquanto já existem cerca de 900 cooperativas de crédito, 1.200 fintechs e 600 empresas simples de crédito no Brasil.

O problema de limitar essa procura é que os empreendedores acabam deixando de consultar outras instituições que poderiam ter ofertas muito melhores. 

 

E afinal, como funciona o financiamento para empresas?

Ao contrário do que muitos imaginam, o financiamento não é uma opção de crédito disponível apenas para consumidores que desejam adquirir um imóvel ou carro. Para as empresas, também é possível ter acesso a essa modalidade ao colocar um bem como garantia de pagamento, por exemplo.

Assim como ocorre com imóveis e com veículos, enquanto o financiamento não for quitado, o bem adquirido fica alienado à instituição financeira que concedeu o crédito. Em outras palavras, é como dizer que o bem em questão passa a ser do banco. 

Nesse tipo de operação, como o risco de inadimplência é reduzido, já que o cliente apresenta um bem como garantia de pagamento, os juros também costumam ser mais baixos do que os aplicados nos tradicionais empréstimos. 

Além disso, quando o empresário busca financiamento para comprar um equipamento e investir na expansão do negócio, pode haver um entendimento de que o empreendimento está em um caminho otimista e irá. Essas são algumas razões pelas quais as taxas de juros costumam ser atraentes. Assim que o financiamento é quitado, o bem é retirado da condição de alienação e passa para o nome do proprietário.

 

E quais são as vantagens de fazer um empréstimo? 

A dinâmica dos empréstimos é mais conhecida: o cliente solicita um valor para a instituição financeira e deve pagar por ele com os juros e prazos estabelecidos em contrato. Em caso de inadimplência, o tomador pode ser negativado.

Embora as opções de financiamento possam trazer juros mais baixos, o empréstimo tem a vantagem de ser, de modo geral, muito menos burocrático. Isso porque, nessa modalidade, a instituição financeira precisará avaliar apenas o perfil de crédito do empresário — e não as garantias. Por isso, para o empreendedor que tem mais urgência em utilizar o crédito, o empréstimo pode ser a melhor opção. 

Mas, para que a escolha realmente seja vantajosa para o desempenho da sua empresa, é fundamental comparar ofertas de diferentes instituições financeiras para chegar à melhor proposta. Na correria do dia a dia, a tentação de contratar crédito direto no banco que você já conhece e onde tem um “bom relacionamento” pode afastar você de oportunidades melhores. Quer um exemplo? 

O ACCREDITO é uma instituição financeira digital regulamentada pelo Banco Central do Brasil e especializada em linhas de crédito para apoiar o desenvolvimento e o crescimento de empreendedores. E o melhor: oferece condições exclusivas para as empresas associadas à ACSP e ao sistema FACESP. 

Há diversas modalidades disponíveis e você pode escolher a ideal para o seu negócio: capital de giro, financiamento para investimento fixo, desconto de duplicatas, antecipação de recebíveis e muito mais. 

Faça seu empréstimo ou financiamento sem precisar colocar os seus bens em risco, de forma 100% digital, segura e sem burocracia. Acesse aqui e conheça mais sobre as soluções do ACCREDITO. 

Por ACSP