
Nesta quinta-feira (4), o Conselho Consultivo das Entidades Representativas Parceiras da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) realizou a última reunião de 2025 no restaurante Piselli, no edifício sede da entidade.
O encontro contou com a presença de Roberto Mateus Ordine, presidente da ACSP; Guilherme Afif Domingos, secretário extraordinário de Projetos Estratégicos do Governo de São Paulo; Gilberto Kassab, secretário de Governo e Relações Institucionais do Governo de São Paulo; Alfredo Cotait Neto, presidente da CACB e da FACESP; Rogério Amato, presidente do Conselho Superior da ACSP; e Renan Luiz Silva, superintendente de Serviços Institucionais.
Em suas palavras de abertura, Ordine destacou: “Meus amigos, hoje é um dia de muita alegria para esta Casa, porque nós estamos juntos. Todos os setores produtivos que geram a verdadeira receita, renda, emprego e trabalho estão aqui representados por cada um de vocês. Isso significa que fazemos parte do momento produtivo, do setor que realmente empreende”.
Silva, relembrou os eventos mensais realizados ao longo do ano e afirmou que “as 70 entidades que participam deste Conselho representam mais de 10 milhões de empregos e mais de R$ 15 bilhões em faturamento em 2025”.
Amato ressaltou que, de forma geral, o país vive um momento de desconfiança. “As relações se constroem quando existe confiança. Portanto, é um fato importante estarmos aqui hoje reunidos, pois isso demonstra o início de um processo de organização, que só acontece quando há confiança em princípios e valores nos quais acreditamos”.
Kassab elogiou a iniciativa de criação do Conselho Consultivo das Entidades. “Conselhos como esse trazem resultados para a vida empresarial. A repercussão faz parte do lobby de conquistas, das aspirações que cada entidade tem, individual e coletivamente, e certamente há muitos pontos em comum entre elas”.
Sobre a implantação do voto distrital, Kassab pontuou que se trata de “uma das principais saídas para melhorar o cenário atual da política brasileira”, destacando que essa modalidade eleitoral aproxima o político do eleitor e amplia a representatividade.
Cotait parabenizou a condução do presidente Ordine à frente do Conselho. “Esse Conselho precisa ser extremamente mobilizador da sociedade brasileira. Precisamos estar unidos para tentar encontrar um caminho para o país”.
Encerrando o evento, Afif afirmou que, a partir do próximo ano, as reuniões do Conselho deverão acontecer com mais frequência, ressaltando a importância da união de múltiplos setores para a construção de soluções comuns. “Não é cada um lutando apenas pelo seu setor, mas entendendo que todos dependem de mudanças no ambiente econômico para melhorar seu desempenho. A ACSP cumpre o papel de ser um fórum que abre espaço para a palavra e o pensamento de todos, a fim de encontrarmos soluções conjuntas que contribuam para o desenvolvimento econômico e social do Brasil”.
Veja as fotos: https://flic.kr/s/aHBqjCCL7t
Por ACSP - 04/12/2025