FAC conquista nota máxima em recredenciamento do MEC

A Faculdade do Comércio (FAC), criada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e instituição de ensino da Rede de Associações Comerciais, obteve nota máxima - cinco estrelas - no processo de recredenciamento do Ministério da Educação (MEC).

Como principais diferenciais da FAC, o MEC destacou a cultura institucional, a qualidade pedagógica, a organização da modalidade de ensino a distância (EAD) e o compromisso com políticas de responsabilidade social.

O recredenciamento é o ato de fiscalização/auditoria do MEC e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) pelo qual é avaliada se a instituição de ensino superior cumpriu com o que foi prometido no ato de credenciamento.

Trata-se do ato fiscalizatório mais rigoroso do MEC, funcionando como uma auditoria que avalia cinco eixos: planejamento e avaliação institucional; desenvolvimento institucional; políticas acadêmicas; políticas de gestão e infraestrutura.

Segundo Wilson Victorio Rodrigues, diretor-geral da FAC, a instituição produziu 244 relatórios e um PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) de mais de 5 mil páginas, passando por recredenciamento entre os dias 21 e 25 de outubro de 2024, com uma comissão de três avaliadores. “Para nosso imenso orgulho, a FAC está no topo da avaliação do MEC. Passamos por uma auditoria extremamente rígida, especialmente na oferta do ensino a distância (que tem sido um ponto de enorme atenção do Ministério) e recebemos nota máxima (5). Isso releva a seriedade e a qualidade educacional da FAC, ligada à ACSP, Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (FACESP) e Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB)”, ressaltou.

No relatório sobre a FAC, o MEC evidenciou que:

  • Políticas de pesquisa, inovação tecnológica, desenvolvimento artístico e cultural, além de ações voltadas à diversidade, meio ambiente e inclusão, reforçam o compromisso com a responsabilidade social.
  • No âmbito econômico e social, o PDI promove políticas que geram impactos positivos na instituição e na comunidade externa.
  • A modalidade de Ensino a Distância (EAD) é muito bem estruturada, garantindo a qualidade dos cursos;
  • A transparência na divulgação dos resultados e a integração dos processos de gestão demonstraram uma cultura institucional que prioriza a excelência contínua;
  • Foi possível constatar que os processos de controle de produção e distribuição de material didático são robustos, especialmente no que se refere ao ensino a distância, refletindo o “seríssimo compromisso com a qualidade pedagógica”.

Atualmente, a FAC possui 22 cursos, sendo 15 de graduação e 7 de pós-graduação, totalizando 2.300 alunos.

Conheça a FAC em: https://facsp.com.br/

Por ACSP