iFood: como a companhia revolucionou o delivery na pandemia

Na contramão da crise, algumas empresas foram surpreendidas com o aumento do faturamento desde a chegada da pandemia. Uma delas é o iFood, maior foodtech da América Latina. Hoje, a companhia é responsável pela entrega de 40 milhões de pedidos por mês.

Muitos devem imaginar que o crescimento da empresa nesse período se deu exclusivamente pela necessidade de isolamento social e o consequente aumento da demanda por entrega de alimentos. Neste ano, no mercado como um todo, os pedidos de entrega cresceram cerca de 250% no período de pandemia, segundo dados da consultoria Food Consulting.

Mas não é só isso. Em pouco tempo, o iFood aproveitou a oportunidade de ampliar suas operações e, além das milhares de entregas de refeições de bares e restaurantes, começou a olhar para outra categoria: a de supermercados.

O “segredo do sucesso”

Atualmente, o iFood possui mais de três mil e mais de 200 mil restaurantes cadastrados, espalhados por mais de mil cidades brasileiras. A empresa tem crescido 100% ao ano nos últimos 8 anos, uma marca realmente impressionante.

Segundo Diego Barreto, vice-presidente de estratégia do iFood, o maior segredo para o sucesso e crescimento da companhia não é a tecnologia, o porte da empresa ou os recursos que ela tem — embora tudo isso seja muito importante para alcançar bons resultados e manter a qualidade dos serviços oferecidos.

Na verdade, o que coloca o iFood no patamar em que ele se encontra é a capacidade de compreensão de comportamentos e cenários em tempo real, o ajuste constante dos produtos e a correta alocação de capital. A boa notícia é que todas essas estratégias são aplicáveis a qualquer empresa, independentemente do tamanho ou mercado de atuação.

Agilidade é fundamental 

A velocidade para tomar decisões é mais uma das chaves do sucesso do iFood e outro aspecto no qual as empresas devem se inspirar. Durante a pandemia, sem opção, a empresa precisou agir rápido para não interromper as operações e, ainda, se sair bem na crise.

De imediato, consultaram um infectologista para entender melhor os efeitos da pandemia e adaptar seus negócios de acordo com as recomendações de órgãos de saúde. Criaram um plano estratégico para que a companhia seguisse ativa cumprindo todos os protocolos de segurança. Em seguida, começaram a repensar toda a operação e passaram a permitir entregas sem contato.

O resultado é o que todo mundo já conhece: sucesso nas operações e com os clientes.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a estratégia do iFood durante a crise? Esperamos que essa história possa, de alguma forma, te inspirar a promover mudanças positivas na sua empresa. Conte com o apoio da ACSP para chegar ainda mais longe!

Por ACSP