IMPOSTÔMETRO BATE R$ 1 TRILHÃO EM TRIBUTOS NO ANO

O Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) alcançou uma marca emblemática no dia 19 de maio: R$ 1 trilhão em impostos arrecadados desde 1º de janeiro pelos governos federal, estadual e/ou municipal. Entram na contabilidade impostos, taxas e contribuições, incluindo as multas, juros e a correção monetária.

Foram determinantes para o alcance dessa marca o aumento da inflação no período, comparada com as elevações de preços de produtos registradas anteriormente, a desvalorização do real frente ao dólar e o crescimento da economia em alguns setores, como os relacionados ao comércio exterior, à indústria, à saúde, aos grandes varejistas e ao comércio considerado não essencial. Houve também a elevação de compras online e pedidos delivery neste ano.

No edifício-sede da ACSP (Rua Boa Vista, 51, Centro) foi instalado, em 2005, o painel do Impostômetro, uma espécie de relógio digital que contabiliza de forma online tudo o que está sendo arrecadado no Brasil pelos governos Federal, Estaduais e Municipais. O ponto já virou atração turística da capital paulista e, por isso, é comum ver as pessoas registrando imagens em frente ao local.

 

A ferramenta foi criada para conscientizar os brasileiros sobre a alta carga tributária e incentivá-los a cobrar os governos por serviços públicos de mais qualidade. O Impostômetro também pode ser acessado de forma virtual, por meio do portal www.impostometro.com.br. Por lá, é possível visualizar valores arrecadados por período, estado, cidade e categoria.

Por ACSP