O Dia dos Namorados é uma data representativa para o comércio, mas o peso dos impostos sobre os produtos deve impactar os preços. Segundo um levantamento da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), do valor pago desembolsado pelos produtos tipicamente mais comprados para a data, até 80% corresponde a impostos. Os dados têm como base o Impostômetro, painel instalado no centro histórico da capital paulista que mede em tempo real as taxas e contribuições pagas à União, estados e municípios.
Quem optar pelos perfumes importados, arcarão com uma elevada carga tributária de 78,99%. Ou seja, se o produto é vendido a R$ 400,00, aproximadamente R$ 316,00 deste montante corresponde a impostos, taxas e contribuições.
Mas engana-se quem pensa que os artigos produzidos em território nacional estão livres desse impacto. Apesar de possuir taxas menores, esses produtos são altamente tributados. A maquiagem nacional, por exemplo, possui carga tributária de 51,41%.
O economista da ACSP, Marcel Solimeo, lembra que a alta carga tributária não será o único desafio dos consumidores na hora de presentear seus namorados. “Tudo o que compõe o preço final do produto, especialmente neste ano, vai chamar a atenção também pelos efeitos da inflação em alta, que corrói o poder de compra dos brasileiros.”
A lista de produtos para as comemorações que, normalmente, é mais demandada na data, revela ainda que bebidas, como champanhe, vinho importado e nacional, são bastante taxados com 59,49%, 69,73% e 54,73%, respectivamente.
Por ACSP