ÍNDICE DE CONFIANÇA DO CONSUMIDOR DIVULGADO PELA ACSP É DESTAQUE NA CNN BRASIL

A divulgação do Índice Nacional de Confiança (INC) de julho da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) obteve espaço de destaque em importantes veículos de comunicação, como a emissora de televisão CNN Brasil, que dedicou um amplo espaço ao tema. No mês, o INC subiu de 69 para 73 pontos, o que demonstra que o brasileiro já consegue enxergar um futuro melhor para a economia.

Este foi o melhor resultado desde março, quando foi registrado 76 pontos. No entanto, o consumidor ainda permanece cauteloso, pois o INC segue no campo pessimista (abaixo de 100). Conforme análise de economistas da ACSP, a retomada aos poucos da confiança do consumidor está sendo levemente impulsionada pelo aumento de renda proporcionada pela volta do auxílio emergencial, maior geração de empregos, disponibilidade de crédito e, sobretudo, pelo avanço da vacinação contra a covid-19.

No geral, também diminuiu a percepção negativa das famílias em relação à situação financeira e de emprego atuais, enquanto melhoraram as expectativas futuras sobre essas variáveis, principalmente em torno da segurança no trabalho.

Aumentou a disposição do consumidor em comprar itens de maior valor, como carro e casa e bens duráveis tais quais geladeira e fogão. "Com o maior controle da pandemia, cresceu a mobilidade da população de forma geral e, consequentemente, a segurança para fazer compras e planejar a aquisição de bens", disse Marcel Solimeo, economista-chefe da Associação Comercial de São Paulo.

Por ACSP