ÍNDICE DE CONFIANÇA DO CONSUMIDOR É O MAIS ELEVADO DESDE O INÍCIO DA PANDEMIA

O Índice Nacional de Confiança, pesquisa da Pinion realizada para a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), alcançou, em abril, 91 pontos, melhor índice desde janeiro de 2020, quando bateu 90,4 pontos, apesar da instabilidade provocada pelo crescimento da curva inflacionária e da consequente alta de juros.

O resultado mostra uma tendência de crescimento que começou em maio do ano passado. Em relação a abril de 2021, o aumento foi de 19,7%. No entanto, o indicador permanece num campo pessimista e revela um consumidor ainda cauteloso. 

O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), de abril, segue praticamente o mesmo comportamento do índice nacional, também apresentando uma melhora em relação a março, e elevação mais intensa em relação ao mesmo mês do ano passado (25,7%).

Em quase todas as regiões do País a tendência de crescimento do INC se manteve, principalmente no Nordeste. Esse aumento também pode ser observado em todas as classes sociais, principalmente no caso da classe C, em que o índice de confiança voltou para o campo otimista, resultado que não se visualizava desde fevereiro de 2020.

Mas de qualquer forma, o INC abaixo de 100 pontos revela que existe ainda uma percepção negativa das famílias em relação à sua situação financeira e, especialmente, à perspectiva de manutenção dos empregos atuais, embora existam expectativas futuras mais positivas para essas variáveis. 

Na verdade, a percepção negativa em relação à situação financeira mantém a menor disposição do consumidor em adquirir itens de maior valor, como carro e casa e bens duráveis, como geladeira e fogão.

Por ACSP