Buenos Aires, capital argentina, destinou 100 mil metros quadrados de avenidas, ruas e passarelas para receber um conjunto de intervenções que promovem o comércio local e evitam multidões. A medida vai ao encontro da necessidade de adaptar os negócios e o comércio a um modo de funcionamento que mantenha a prevenção adequada ao novo coronavírus.
Considerando que o vírus apresenta menor risco de contágio em ambientes abertos, muitos empresários tentam aproveitar as áreas mais ventiladas de seus imóveis, ou mesmo os ambientes externos, quando disponíveis. Porém, nem todos podem contar com essa alternativa, o que torna a utilização de ruas e calçadas mais interessante ainda.
Em Buenos Aires, a velocidade dos automóveis foi reduzida em diferentes eixos da cidade e os espaços para pedestres foram ampliados em ruas, avenidas, passarelas e viadutos com alto fluxo de pedestres, para assegurar o distanciamento social.
Segundo a arquiteta Carolina Truzzo, do setor de Planejamento e Mobilidade da cidade, a proposta é dar ao espaço público um novo uso pautado em sustentabilidade, adaptável às novas normas de segurança e replicável em todos os bairros. A ideia é eliminar a necessidade de transporte público e o uso de veículos individuais para pequenas distâncias, ampliando a adesão às bicicletas.
Parte das faixas de veículos foram parcialmente bloqueadas para a criação de corredores de pedestres que operam 24 horas por dia nas principais avenidas. Demarcações no asfalto reforçam a mensagem de "Manter a distância" e a metragem a ser respeitada.
Áreas próximas a corredores gastronômicos são priorizadas pelo projeto. O funcionamento das feiras locais também foi reduzido e reprogramado, com acesso controlado da população e barracas distanciadas de modo seguro, com proteção entre vendedores e consumidores. Para os comerciantes, foi desenvolvido um manual com orientações e exemplos de um funcionamento seguro para as lojas.
Por ACSP