Joaquim Passarinho debate reforma tributária na ACSP

São Paulo, 14 de junho de 2024 - Na sexta-feira (14), a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) recebeu a visita do deputado federal Joaquim Passarinho (PL/PA). Na ocasião, o congressista, que preside a Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FPE), participou da reunião-almoço com membros da ACSP, representantes de entidades parceiras e outras autoridades.

No encontro, o deputado debateu assuntos importantes, como a regulamentação da reforma tributária na Câmara dos Deputados, a medida provisória que compensa a desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia e municípios, conhecida como MP do fim do mundo, o aumento do limite de faturamento do Simples Nacional, entre outras pautas.

Para o presidente da ACSP, Roberto Mateus Ordine, “é uma honra receber o deputado Joaquim Passarinho. Quero agradecer sua disposição em comparecer na Associação Comercial para falar sobre a reforma tributária e ouvir as sugestões das entidades aqui presentes”, disse Ordine.

Alfredo Cotait Neto, presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo. (FACESP), pontuou que Passarinho é um importante parceiro em relação às pautas do empreendedorismo. “É importante dizer que o deputado é um grande aliado, o maior defensor das nossas causas. É com ele que a gente dialoga em Brasília”, aponta.

Ao iniciar a sua fala, o congressista ressaltou que “é um privilégio estar em uma das casas mais antigas e respeitadas do País. Não preciso dizer da importância que vocês têm para o Brasil”. O parlamentar reconheceu que ainda existem muitas reclamações sobre a reforma tributária. “Eu também votei contra inicialmente porque não conhecia a fundo o seu conteúdo. O texto final chegou às 7h da noite e a votação foi 7h30, e não costumo colocar o meu nome onde não conheço”.  

Sobre o PLP 68/2024, o deputado disse que faltou a participação da sociedade e que o projeto tem um viés fiscal. “Quem escreveu só enxerga o lado do fisco, como voou arrecadar, como vou tapar os buracos. O que estamos tentando fazer agora é dar um pouco mais de humanidade, trazer o lado do contribuinte”.

Em seguida, as entidades presentes na reunião realizaram uma breve apresentação institucional e relataram as suas preocupações sobre a reforma tributária e como ela afetará o setor que representam. O deputado Joaquim Passarinho respondeu às dúvidas levantadas e solicitou que o procurassem para apresentar sugestões sobre a matéria.

O objetivo do grupo de trabalho da Câmara dos Deputados é que a regulamentação da reforma seja aprovada até julho, antes do recesso que começa no dia 18. 

Veja as fotos: flic.kr/s/aHBqjBv5f4

Por ACSP - 14/06/2024