Davi Gonçalves começou a trabalhar aos 13 anos. “Eu queria ter o meu dinheirinho, não aguentava ficar em casa”, relembra. A trajetória profissional começou tão cedo que, aos 16, ele já assumia grandes responsabilidades e era encarregado por uma equipe de funcionários em uma empresa de materiais de corte e medição, de onde só saiu no período de alistamento militar.

Outras experiências enriqueceram o currículo de Davi até que ele chegasse à Associação Comercial de São Paulo, em dezembro de 1981. Ele conta que, antes de trabalhar na entidade, chegou a fazer um curso de leitor de tacógrafo, um dispositivo que monitora o tempo de uso, a distância percorrida e velocidade de automóveis. “Trabalhei em uma rede produtora de café com uma frota de mais de 100 veículos e acompanhava todo esse trabalho, monitorava tudo. O pessoal queria ver qualquer pessoa pela frente, menos eu”, brinca.

A Distrital Tatuapé estava sendo fundada quando Davi foi contratado pela Associação. “Fiquei estagiando por um tempo na Distrital Penha e, depois, fui para a Tatuapé. Aí, não parei mais”, conta ele. Na entidade, a carreira decolou: ao longo dos anos, foi secretário, chefe administrativo de Distrital e coordenador até assumir a gerência das distritais da ACSP.

Davi conta que com o passar do tempo foi ganhando novas tarefas, e explica que a sua ocupação atual é muito estratégica. No dia a dia, além de dar suporte à Presidência quando necessário, ele também está sempre em contato com as nossas 15 distritais espalhadas por toda a cidade de São Paulo, onde são desenvolvidas diversas atividades que geram impacto nos negócios dos associados e fortalecem o relacionamento entre empresários das regiões.

Nas unidades, ocorrem eventos frequentemente. Para entender melhor como essas atividades funcionavam, Davi, que já havia se formado em Administração de Empresas, também estudou para assumir essas atividades. Hoje, além de cuidar do Cerimonial, ele oferece apoio às distritais para que tudo ocorra bem nessas ocasiões. “Nas Distritais, alguns eventos já são tradicionais, como as homenagens aos empresários das regiões, policiais, professores... Outros já são mais inovadores, e quando chegam ao meu conhecimento, procuro entender se realmente são viáveis, dou sugestões aos diretores superintendentes, responsáveis pela unidade, e ofereço toda a assistência necessária. Quando é preciso, levamos as propostas de eventos à Presidência para que ela entre em contato com o diretor superintendente e, então, decida se vai dar sequência à ideia ou não”, explica o gerente.

Davi descreve as distritais como “o coração da Associação”. “Quando a primeira distrital foi criada, o objetivo era descentralizar o trabalho da ACSP, porque os empresários queriam uma entidade que estivesse mais próxima deles, também fisicamente”, conta. “Toda mobilização importante e todas as ações da Associação passam pelas distritais, então hoje eu digo que, sem as nossas unidades, não teria Associação Comercial”, defende ele.

O gerente conta que, neste ano, o trabalho das Distritais estará ainda mais direcionado a promover atividades que estreitem o relacionamento da entidade com os associados e, mais do que isso, fazer com que os empresários vejam cada unidade da ACSP como uma segunda casa. “Depois de 28 anos de trabalho, posso dizer que as Distritais são a minha vida, o meu mundo. Queremos que os associados também tenham esse sentimento. Em todo esse tempo, ganhei muitas histórias para contar, aprendi demais e gosto muito do meu trabalho, do relacionamento com as pessoas e dos desafios que sempre aparecem”, afirma. Davi ainda destaca que, no seu dia a dia na instituição, é preciso se reinventar sempre. “Daqui a algum tempo, por exemplo, começa uma nova gestão. Teremos novos superintendentes, novas cabeças e novas ideias; e alinhar a força, potencial e pensamentos dos nossos novos diretores à realidade da Associação para que tudo se desenvolva de maneira ordenada é uma grande missão. Mas, a minha posição sempre será defender a ACSP e estar à disposição para fazer o melhor trabalho que eu puder”, finaliza.

Gostou de conhecer o Davi e um pouco do seu trabalho aqui na ACSP? Clique aqui para saber mais sobre as nossas distritais e fique de olho no nosso portal! Em breve, traremos novas entrevistas para você saber mais sobre outras áreas da instituição.

 

Você chega mais longe com o apoio das pessoas certas.
A ACSP é uma comunidade de empreendedores, venha fazer parte!

 

 

Por ACSP