Livro conta a trajetória de Marcel Solimeo na ACSP

Na quinta-feira (11), a ACSP promoveu o lançamento do livro “O Legado Silencioso de Marcel Solimeo”, escrito por James Mhor Bell, com depoimentos e textos do biografado. Trata-se de um registro da trajetória de 62 anos do trabalho de Marcel Domingos Solimeo como economista do Instituto de Economia Gastão Vidigal da ACSP. Dessa posição privilegiada, Solimeo tem testemunhado alguns dos grandes momentos da vida brasileira, inclusive dos inúmeros planos econômicos que castigaram a população até a consolidação do Plano Real em 1994.

UM GUIA

Marcel Solimeo é um dos mais importantes e sagazes analistas da economia brasileira. Sempre proferidas com a serenidade que o caracteriza, suas avaliações têm sido, há mais de seis décadas, um guia para a imprensa especializada. Além de ser uma fonte importante e uma referência para os que estudam nossa realidade socioeconômica, Solimeo já escreveu mais de 1.500 artigos, publicados no Diário do Comércio, da ACSP, e em outros jornais da grande imprensa. E continua produzindo. O próximo desafio é fazer uma compilação dos seus melhores artigos. Um novo livro deve vir por aí.

E é exatamente na ACSP, onde trabalha há 62 anos, que Solimeo construiu sua brilhante carreira, longe de ter um fim. Aos 88 anos, ele continua trabalhando e dando expediente na entidade, produzindo análises, artigos e compartilhando generosamente seu conhecimento. Desde os anos 1960, o economista acompanha a política e a economia do Brasil, sempre procurando traduzir e interpretar os fatos econômicos para o empresariado, por meio da ACSP, como ele explica: "A ACSP faz uma combinação entre informação e a prestação de serviço. É isso que mantém a tradição dentro de um processo evolutivo. O sistema operativo pode ganhar novas formas com o avanço da tecnologia, mas o ideal é manter essa representatividade dentro de um objetivo comum - um sistema criado por empresários e de baixo para cima", acrescenta. 

HOMENAGEM

Na apresentação do livro, Marcel recebeu a merecida homenagem da entidade, tendo o presidente da ACSP Roberto Mathues Ordine aberto o evento com discurso agradecendo o biografado pela sua contribuição: “Em nome dos funcionários, vice-presidentes e de todos com que você trabalhou, quero dizer obrigado pela sua dedicação. Temos muito que agradecer a você pelo trabalho que tem feito durante toda sua trajetória aqui na ACSP. É uma pessoa de grande conhecimento que, com muita boa vontade e simpatia, sempre participou e continua participando dos projetos da casa”.

Para Rogério Amato, ex-presidente da ACSP e coordenador-geral do Conselho Superior da Casa, todos os momentos importantes da Instituição foram inspirados e tiveram a participação de Marcel Solimeo. Já o professor Luis Eduardo Shoueri, coordenador do Conselho de Altos Estudos de Finanças e Tributação (CAEFT), da ACSP, declarou sua admiração por Solimeo e lembrou-se do seu pai, Robert Shoueri, figura marcante da Entidade e também grande admirador do economista.

O autor do livro, James Mhor Bell, que é membro do Comitê de Avaliação de Conjuntura da Associação Comercial, também falou da satisfação em trabalhar com Marcel. “Sua história já merecia ser contada em livro há algum tempo. Foi um prazer trabalhar com alguém como o Marcel e poder contar a sua trajetória nesse livro.”

SONHOS

Sobre aposentar-se, Marcel tem a resposta na ponta da língua: “Quando me perguntam se, como já estou com 88 anos, não é hora de parar, respondo que, enquanto Deus me der saúde e condições, espero continuar, porque, como diz um provérbio que ouvi recentemente: “enquanto meus sonhos forem maiores que minhas lembranças, serei jovem”. “Como ainda tenho muitos sonhos, inclusive o de ver o Brasil tomar o rumo do desenvolvimento com inclusão, e de ver o Corinthians novamente campeão do mundo, pretendo continuar”.

Veja as fotos: flic.kr/s/aHBqjCtRZs

Por ACSP - 12/09/2025