Loja de shopping ou loja de rua: qual é a melhor opção?

Ao escolher o lugar onde vai instalar sua nova loja, muitos empresários enfrentam dúvidas para tomar essa decisão.

Antes de mais nada, é preciso lembrar que sempre é preciso levar em consideração o plano de negócios da sua empresa. Ao considerar diferentes espaços, pense em qual tipo de experiência você gostaria de entregar ao seu cliente. Nesse sentido, é importante conhecer bem o perfil do seu público: qual tipo de comércio eles mais costumam frequentar?

Depois de passar por essas questões iniciais, é hora de partir para a escolha. Alguns empreendedores ainda ficam divididos entre abrir seu comércio no shopping ou em uma loja de rua, por exemplo. Pensando nisso, fizemos uma lista com os prós e contras envolvidos em cada opção. Veja:

Shopping center: quais são as vantagens?

Quando se fala em shoppings, a primeira vantagem que devemos ressaltar é a segurança. Como se trata de um ambiente fechado, com seguranças e estacionamento protegido, esse ambiente proporciona uma sensação de mais proteção para o consumidor.

Vale lembrar que nos shoppings centers há um grande aliado para deixar o cliente ainda mais à vontade: o conforto. Proteção para adversidades climáticas, ar condicionado, banheiros e praças de alimentação para explorar no intervalo entre as compras deixam o cliente mais propenso a passar mais tempo por lá e, por consequência, consumir mais.

Shopping center: quais são as desvantagens?

Por outro lado, oferecer toda essa segurança e conforto para o consumidor não é barato. Considerando esse custo mais alto, para não ficar no prejuízo, o seu faturamento terá que ser maior para que seu comércio se sustente. E para os empreendedores iniciantes, principalmente, isso pode representar um grande risco.

Além do mais, vale lembrar que as conveniências e o ambiente do shopping nem sempre agradam a todos. Nem todo tipo de cliente tem paciência para encarar um local cheio de pessoas, disputar vagas no estacionamento e ainda pagar caro para “curtir com a família”. Mais uma vez, é importante considerar o perfil do seu público e seus hábitos para fazer a escolha certa.

Comércio de rua: quais são as vantagens?

Caso opte por abrir o seu comércio na rua, uma vantagem é que você poderá customizar a sua loja de acordo com o que agrada o seu público. Isso nem sempre é possível dentro dos shoppings, que possuem regras rígidas quanto ao layout da loja. Além disso, você possivelmente terá um custo fixo menor, visto que o valor do aluguel de lojas de rua, a depender da região, têm preços mais acessíveis.

No comércio de rua, o “calor humano” é outro ponto forte. Além de criar laços com a comunidade local, você pode explorar da melhor forma o que o seu público gostaria de ver e receber do seu comércio.

Comércio de rua: quais são as desvantagens?

A falta de estacionamento no local pode dificultar a chegada de clientes à sua loja. Além disso, você poderá ter que lidar com o comércio ambulante no local. Isso torna a experiência desagradável tanto para você quanto para a equipe que trabalha em seu comércio e os próprios clientes.

A falta de segurança no comércio de rua também pode ser uma questão preocupante, já que a probabilidade de ter furtos é maior. Dependendo da região, você terá que contar com a presença de policiais próximos ao seu comércio ou uma segurança privada, o que pode aumentar significativamente os custos fixos do seu negócio.

Deu para perceber que os dois modelos de comércio apresentam vantagens e desvantagens, né? Por isso, o ideal é alinhar sua decisão ao propósito do seu empreendimento e à experiência que você quer proporcionar à sua clientela.

Evite abrir a sua loja próxima de outras que oferecem o mesmo produto que você e, antes de se instalar, estude a concorrência. Priorize a qualidade do seu atendimento e abuse da criatividade para desenvolver ações que fidelizem o seu cliente. Seguindo um bom plano de negócios e com determinação, o seu negócio deve fazer sucesso em qualquer lugar. 

Agora que você conhece melhor os prós e contras de cada ambiente, conseguiu descobrir qual se adapta melhor ao seu modelo de negócio?

 

Por ACSP