MAIS BRASILEIROS QUEREM EMPREENDER NO CURTO PRAZO

Cresceu exponencialmente a quantidade de pessoas que pretendem se tornar empreendedores no curto prazo. É o que demonstra estudo publicado pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizado no Brasil em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ).

De acordo com o levantamento, apenas em 2020, o número de brasileiros que queriam se tornar empreendedores atingiu a marca de 50 milhões, um aumento de 75% em relação a estimativas anteriores.

Atualmente, empreender é o segundo maior sonho dos entrevistados, ficando somente atrás de viajar, como o estudo revelou. O desejo de ter sua própria empresa foi motivado pelos efeitos da pandemia do Coronavírus no País, quando grande parcela da população perdeu o emprego e precisou se reinventar.

Para o presidente do Sebrae, Carlos Melles, a vocação para empreender faz parte do DNA do brasileiro. “O que falta no Brasil é método e educação empreendedora. Com conhecimento, os brasileiros que querem ter um negócio podem realizar esse sonho”, avalia ele.

Por ACSP