METADE DOS BRASILEIROS DEVE IR ÀS COMPRAS NESTE NATAL, REVELA PESQUISA DA ACSP

Uma pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), encomendada junto à Behup, revelou que pelo menos metade dos brasileiros (41,3%) pretende ir às compras neste Natal. Se o cenário se concretizar, os comércios devem assistir a um incremento de 10% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado. A pesquisa ouviu 1.623 consumidores nas regiões Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

As roupas, os calçados e acessórios, com 51,5%, lideram a intenção de compras. Os brinquedos, entre eles itens tradicionais como bolas de futebol e bonecas, somam 34,9% das pretensões de consumo. Outros destaques são os alimentos tradicionais para a ceia de Natal como peru, frutas secas e panetones, que respondem por 28,8% das intenções de consumo. 

Presentes para a família como perfumes (28,6%), aparelhos celulares (18,4%); bebidas alcoólicas (18,1%), decoração e enfeites de Natal (15,7%), livros (12,1%); móveis e artigos para o lar (12%), relógios (11,3%), viagens (11%) também foram citados pelos consumidores. 

O estudo confirmou também o que já era uma tendência. Durante a Black Friday, 82,6% dos consumidores afirmaram que não antecipariam as compras de Natal, mesmo com as promoções, justificando o maior movimento do comércio agora no fim do ano. 

“A liberação da parcela do Auxílio Emergencial, em dezembro e o avanço da vacinação também devem ajudar a impulsionar o consumo, pois atingem diretamente as classes sociais que mais precisam do dinheiro neste momento para comprar”, avalia Marcel Solimeo, economista da ACSP.

Por ACSP