Microempresa: como reduzir as despesas com telefonia móvel?

Quando surge a necessidade de reduzir gastos na empresa, algumas medidas simples podem gerar uma boa economia. Economizar na conta de celular, por exemplo, é uma delas.

Aliás, essa é uma despesa que merece atenção dos microempresários que buscam um plano de telefonia móvel. Segundo o levantamento mais recente do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), nos últimos dez anos, os gastos dos brasileiros com planos de telefone e internet praticamente dobraram. 

A boa notícia é que com alguns cuidados é possível reduzir o valor da conta e aproveitar a praticidade que os planos de telefonia oferecem sem dor de cabeça. Quer saber como? Veja as orientações que separamos, a seguir:

Contrate pacotes específicos para microempresas

Em meio às diversas opções de planos e tarifas promocionais oferecidas pelas operadoras, muitos empreendedores sentem dificuldade para escolher o melhor serviço. Na dúvida, priorize a contratação de pacotes desenvolvidos especialmente para microempresários.

Ao contrário das opções disponíveis para empresas de grande porte, eles não exigem que o cliente tenha muitas linhas para oferecer boas condições e, ao mesmo tempo, permitem que você ajuste o pacote de serviços às necessidades do negócio.

Confira cada fatura antes do pagamento

Na correria do dia a dia, colocar o pagamento das contas em débito automático e não acompanhar os detalhamentos das faturas é uma prática comum. Mas, especialmente quando se trata de serviços de telefonia, esse hábito pode fazer as despesas aumentarem.

No Brasil, as principais reclamações contra o setor de telecomunicações estão relacionadas a cobranças indevidas, segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações): apenas no mês de junho de 2020 foram registradas 2 000 ocorrências no país. Vale lembrar que esse tipo de cobrança, chamada de Serviço de Valor Adicionado (SVA), é indevida, e o consumidor pode recorrer.

Se mesmo após o pagamento você notar qualquer cobrança não autorizada, não fique no prejuízo: com a fatura em mãos, entre em contato com o setor de reclamações da sua operadora e ofereça detalhes sobre o caso.

Normalmente, as empresas descontam o valor excedente da fatura do mês seguinte, mas se isso não acontecer, é possível registrar uma reclamação na ouvidoria da operadora ou na Anatel, pela Central de Atendimento Telefônico. Basta ligar no número 1331, e a chamada é gratuita.

Para aqueles que não querem ou não podem gastar tempo com esse processo, a ACSP desenvolveu uma solução de telefonia móvel corporativa: o AC|Celular.

Ao contratar esse serviço, o associado aproveita um pacote com condições especiais e transfere essa responsabilidade à ACSP, que passa a fazer a gestão dos planos de telefonia da sua empresa e, mensalmente, realiza a auditoria das faturas para evitar cobranças indevidas. 

Avalie as necessidades da sua empresa

Para escolher um plano de telefonia realmente interessante, você precisa conhecer muito bem as características e necessidades do seu negócio.

Com o AC|Celular, você, que tem uma microempresa, pode navegar à vontade no WhatsApp sem descontar dados da franquia. Assim, além da comunicação rotineira, é possível aproveitar a rede social para programar listas de transmissão e divulgar conteúdos para toda a base de clientes.

Além disso, o contratante tem pacotes que permitem o envio de até 1 000 mensagens de texto por mês para qualquer operadora. Este é um recurso interessante para realizar comunicações específicas, como avisos de promoções e compartilhamento de cupons de desconto para os consumidores.

Agora que você já sabe como economizar na conta de celular, é hora de colocar as dicas em prática. Que tal conhecer um pouco mais do AC|Celular? Clique aqui e confira mais detalhes sobre o serviço de telefonia móvel corporativa da ACSP.

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Por ACSP