Movimentação interna de colaboradores: conheça as vantagens

Quando surge uma vaga na empresa, muitos gestores pensam, logo de cara, em abrir um processo seletivo e começar a buscar profissionais qualificados no mercado. Mas o que muitos deixam de considerar é que o funcionário ideal para assumir a posição pode já estar dentro da companhia. 

A estratégia de movimentação interna de colaboradores é uma alternativa interessante inclusive para empresas que desejam oferecer novas oportunidades aos funcionários que almejam crescimento na carreira ou que, por algum motivo, não se veem mais satisfeitos na área em que estão atuando. 

Mas, afinal, como funciona esse tipo de movimentação e quais vantagens o recrutamento interno pode trazer à sua empresa? É o que vamos explicar a seguir. Continue a leitura! 

 

Quais são as vantagens do recrutamento interno?

Antes de falar sobre os prós da movimentação interna de colaboradores, cabe reforçar que os gestores de RH devem avaliar a melhor opção caso a caso. 

De qualquer forma, a recomendação é sempre considerar a possibilidade de limitar o processo aos próprios colaboradores — isso porque essa opção apresenta algumas vantagens importantes:

  1. Redução de custos 

É claro que a condução de um recrutamento interno elimina e simplifica etapas do processo seletivo. Além disso, essa estratégia pode ajudar a cortar despesas com divulgação, testes, entrevistas e afins. Isso porque, na proposta de movimentação interna, o número de candidatos tende a ser bem menor.

  1. Mais conhecimento sobre os candidatos

Outra vantagem de organizar um processo seletivo interno é que normalmente já se conhece mais sobre os funcionários, suas atitudes e competências. Assim, fica mais fácil selecionar alguém que tenha o perfil necessário para ocupar a posição em aberto. 

Complementando o tópico anterior, onde falamos sobre ganho de agilidade na seleção, durante um processo com um funcionário da empresa o RH poderá focar o bate-papo e as dinâmicas em temas específicos da nova função, já que as informações gerais sobre os candidatos já constam nos registros da empresa. 

  1. Motivação dos colaboradores

Privilegiar os profissionais da empresa é sempre uma forma de estimular o aperfeiçoamento contínuo e aumento de produtividade.

Atitudes como essa podem representar um incentivo importante para reter talentos, afinal, a empresa mostrará para os colaboradores que oferece opções de crescimento profissional ali mesmo. 

De acordo com a última edição da pesquisa FIA Employee Experience (FEEx), que serve de base para o Prêmio Lugares Incríveis Para Trabalhar, a falta de apoio no desenvolvimento da carreira está como uma das maiores frustrações dos profissionais que deixam ou querem deixar logo seu emprego. 

  1. Maiores chances de acerto

Ao conduzir um processo seletivo mais focado em questões técnicas e com conhecimento prévio do colaborador, a tendência é que a empresa aumente suas chances de acertar na escolha do profissional. 

Normalmente, os trabalhadores “de casa” já estão familiarizados com os níveis de exigência, a cultura organizacional e os desafios da empresa.

Assim, sua adaptação abrangerá apenas as atividades específicas do novo cargo, o que aumenta as chances de sucesso nesse processo. 

Agora que você já sabe como uma estratégia de recrutamento interno pode beneficiar a sua empresa e ajudar a motivar os seus funcionários, é hora de olhar para os seus colaboradores com mais atenção e priorizá-los quando surgir novas oportunidades por aí. Boa sorte nas próximas seleções!

Por ACSP