Nos 70 anos da Catedral da Sé, COCCID homenageia aniversariante

O Comitê de Civismo e Cidadania (COCCID), da ACSP, em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP), realizou, na tarde de ontem (17/09), homenagem à Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Assunção, a Catedral da Sé, por seus 70 anos. A cerimônia comemorativa, na presença do cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo, ocorreu na cripta da catedral com direito à visita monitorada e acesso à exposição fotográfica “Sé, Catedral, Praça e Marco”. O vice-presidente da ACSP e coordenador do COCCID, Samir Nakhle Khoury, e o presidente do IHGSP, João Tomas do Amaral, conduziram as homenagens.

Para uma plateia de mais de 80 pessoas, entre membros do COCCID, do IHGSP e do CMEC (Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura, da ACSP), Khoury saudou Dom Odilo e destacou a “satisfação, carinho e admiração” em estar ao lado do religioso, comemorando as sete décadas de um “ícone da cidade São Paulo”.

Na mesma linha, Amaral elogiou o arcebispo e fez referência aos demais aniversariantes, ACSP e IHGSP - que completam 130 anos em 2024 - ressaltando que ambas as entidades estão interligadas, historicamente, com a Catedral da Sé. Ele relembrou, por exemplo, que Dom Duarte Leopoldo e Silva, idealizador da catedral, era vice-presidente do IHGSP no período de construção desse ícone paulistano. Além disso, resgatou na história a participação de José Carlos de Macedo Soares, ex-presidente da ACSP, na comissão executiva da catedral, como secretário-geral responsável por dar sequência aos trabalhos de instalação dos vitrais da “igreja-mãe de todas as igrejas de São Paulo”. “Que ela continue sendo esse grande ponto de convergência de força e fé para toda a cidade, estado e País e, com certeza, para o mundo”, desejou Amaral.

Dom Odilo agradeceu as homenagens e fez uma retrospectiva rápida dos últimos 70 anos, enaltecendo que a catedral é um “marco dentro da cidade, tanto arquitetônico quanto um referencial religioso, cultural e social”. O arcebispo destacou fatos e momentos marcantes da vida pública e política “em função e ao redor da catedral”, como no período da redemocratização do Brasil, que levou a público o clamor pela regularização da vida política e democrática no País. “Há, sim, uma boa história a recordar. A catedral é expressão daquilo que a Igreja Católica diz e tem a dizer através de sua mensagem à cidade. Tem cumprido sua missão ao longo de 70 anos”, declarou.

Para presentear a Catedral da Sé, Samir e João Tomas entregaram medalhas condecorativas das respectivas instituições que representam nas mãos de Dom Odilo. O vice-presidente da ACSP aproveitou a oportunidade para também presentear o arcebispo com o livro do centenário do jornal Diário do Comércio.

“Temos a consciência de que humanizar uma cidade passa pelo nosso trabalho. E o que é nosso, nós devemos usufruir. O Centro é nosso! Por que não conhecer o coração disso tudo, onde tudo começou?”, comentou Samir.

Após o encerramento da cerimônia comemorativa, os participantes começaram o tour para conhecerem as instalações da cripta, e seguiram para o andar acima conduzidos pelo colaborador da catedral, Fernando Meli, que apresentou a história do espaço. Durante a visita monitorada, Meli destacou a arquitetura neogótica do prédio, cúpula, símbolos expostos nas pilastras e colunas, rituais católicos, e finalizou a visita monitorada detalhando a exposição fotográfica, aberta ao público até o dia 17 de novembro, que mostra diversos momentos da Praça da Sé e da construção do templo, cujas obras iniciaram em 1912.

Esta é a quarta visita a um patrimônio histórico da capital paulista conduzida e organizada pelo COCCID. As três últimas ocorreram no Museu do Ipiranga, Pateo do Collegio e Largo São Francisco. O objetivo da iniciativa é valorizar esses espaços públicos, ressaltar o direito e dever do cidadão e conclamar os cidadãos a (re)visitarem o Centro Histórico de São Paulo.

“Todos os momentos em que nós pudermos não só visitar, mas ter palestras e proporcionar conhecimento aos nossos associados e componentes do COCCID, nós proporcionaremos. Só assim poderemos, de alguma maneira, promover o Civismo e a Cidadania”, explicou Khoury, já adiantando que haverá outra visita do tipo no próximo mês.

Veja as fotos: flic.kr/s/aHBqjBHYEB

Por ACSP