Conhecido no mundo todo como o mês da conscientização à prevenção do câncer de próstata, o Novembro Azul é um período importante e interessante para ser trabalhado, também, nas empresas.

Por meio de ações criativas, é possível chamar a atenção dos colaboradores para a importância de prevenir e tratar essa doença que, só no ano passado, matou mais de 13 mil brasileiros. Além disso, projetos nesse sentido demonstram preocupação com os colaboradores e, consequentemente, fortalecem a imagem da sua empresa diante dos funcionários – e isso é muito positivo!

A seguir, listamos algumas ações que você pode adotar para trabalhar com a campanha. Confira:

Materiais informativos

Cartilhas com informações básicas sobre o câncer de próstata e a própria campanha Novembro Azul podem ser um recurso simples e eficaz para transmitir conhecimento. Junto com esse material, você pode, por exemplo, entregar um laço azul – que é o símbolo da campanha – para que todos usem nas camisetas, bolsas e afins.

Para conseguir informações mais detalhadas, você pode acessar a cartilha do INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva).

Palestras

Que tal convidar um profissional da área da saúde para falar sobre o tema com os funcionários? Dessa forma, eles podem, com mais facilidade, tirar dúvidas e desmistificar diversas questões acerca do assunto.

Decoração especial

Aproveite o Novembro Azul para decorar o ambiente da empresa com elementos que remetam à cor do mês. Não precisa ser nada muito sofisticado: usar cartazes, balões, fitas ou até mudar os protetores de tela dos computadores para um tema referente à data já são ideias legais.

Se preferir uma decoração com elementos manuais, considere a possibilidade de chamar todos os colaboradores para participarem da produção. Assim, além da interação entre eles, os funcionários ainda vão se sentir mais engajados na campanha.

Prática esportiva

É comprovado que a prática de atividades físicas diminui o risco de câncer de próstata. E não há melhor maneira de transmitir essa informação do que estimulando o esporte, não é mesmo? Converse com os funcionários e, se eles gostarem da ideia, organize um passeio diferente: pode ser de bicicleta, corrida ou uma caminhada leve com os pets. O importante é fazer todo mundo se mexer!

Roupa Azul

Uma prática comum entre as empresas é desenvolver ações envolvendo a vestimenta. Você e a equipe podem combinar de irem trabalhar com alguma peça de roupa azul, e aproveitarem para divulgar o momento nas redes sociais ou nos canais de Comunicação Interna.

Premiação saudável

Que tal oferecer uma premiação diferente aos seus funcionários logo depois de eles participarem de alguma das ações que já citamos? O AC+Saúde, por exemplo, é um cartão pré-pago que o empresário recarrega quando e na quantidade que quiser. Ele pode ser utilizado pelos funcionários e dependentes justamente para cuidar da saúde e fazer consultas médicas, odontológicas, estéticas, exames laboratoriais e de imagens.  Depois, o cartão pode ser usado em campanhas de incentivo ou ser recarregado sempre que necessário. Não é legal? Na Black Friday do Empresário, você pode aproveitar esse serviço com descontos especiais. Confira!

Gostou das dicas? Faltam menos de três semanas para o mês de novembro acabar. Chame a sua equipe e comece já a planejar a campanha do Novembro Azul na sua empresa!

 

Você chega mais longe com o apoio das pessoas certas.
A ACSP é uma comunidade de empreendedores, venha fazer parte!

 

Por ACSP