NUT discute “COP30: Oportunidades para o turismo e o comércio de São Paulo”

Na manhã de quinta-feira (8), Roberto Mateus Ordine, presidente da ACSP, participou da primeira reunião híbrida do Núcleo de Turismo (NUT), vinculado ao Conselho de Política Urbana (CPU). O encontro teve como tema “COP30: Oportunidades para o turismo e o comércio de São Paulo”, com palestras de Gilberto Natalini, ex-vereador da cidade de São Paulo, ex-secretário do Verde e do Meio Ambiente e também ex-secretário de Mudanças Climáticas da cidade de São Paulo; José Humberto Affonseca, CEO do Bora Preservar Brasil, ex-diretor de marketing da Embratur e sócio fundador do SINASA; e Patrícia Iglecias, superintendente de Gestão Ambiental da USP e coordenadora do Centro de Pesquisa e Inovação em Clima e Sustentabilidade.

Também participaram da reunião Antonio Carlos Pela, coordenador do CPU; Vírgilio Carvalho, coordenador do NUT; Arnédio Bastos, superintendente Institucional; e Beatriz Messeder, coordenadora do Comitê Técnico de Política Urbana da ACSP.

Abrindo o evento, Ordine destacou: “Hoje, o turismo em São Paulo é diferente do que era há muitos anos, e o Carnaval é uma prova disso com o carnaval de rua paulistano superando os tradicionais do Rio de Janeiro, da Bahia e de Pernambuco. Além disso, é excelente termos, dentro do CPU, o NUT para discutir oportunidades relacionadas ao turismo da nossa cidade”.

Pela afirmou que um “evento da magnitude da COP30 já começa a apresentar reflexos que estão sendo percebidos e noticiados por todo o Brasil. Por isso, é importante ouvirmos esses três especialistas sobre as oportunidades para o turismo e, principalmente, para o comércio de São Paulo”. 

“Nesses 54 anos que atuo com o turismo, vejo o quanto evoluímos e agora com o COP30, sabemos que 40% dos participantes da Conferência entrarão pelos aeroportos de São Paulo e queremos motivar os que passarão por aqui a chegar um ou dois dias antes e ir embora um ou dois dias depois exatamente pelas atrações do turismo, mas principalmente pelo comércio que é muito forte”, compartilhou Virgílio. 

Affonseca ressaltou a importância de traduzir tudo aquilo que acontece numa COP para as pessoas leigas, como as ODS por exemplo, com experiências e que as pessoas se sintam parte da agenda com pautas sobre informação, educação, música, lazer, sustentabilidade. “Por isso de 6 a 9 de novembro vamos realizar o Bora Preservar Pré-COP30 com muitos eventos dentro da Cidade Universitária da USP com uma programação rica e plural para o grande público”.

Iglecias lembrou uma fala de André Corrêa do Lago, presidente da COP30: “Antes que o mundo se reúna para decidir o futuro, o Brasil se encontra para lembrar o que precisa ser preservado”. E destacou que “a realização da Pré-COP SP permite unir as vozes dos setores público e privado, bem como da academia e reforça o papel dos governos estaduais nas agendas do clima e da biodiversidade”.

Vale ressaltar que no dia 9/11 (domingo) será realizada uma ação de plogging, uma prática que combina corrida e caminhada com a coleta de resíduos.

Para mais informações, acesse o site Bora Preservar.

Fotos: https://flic.kr/s/aHBqjCdxXD

Por ACSP - 08/05/2025