“O centro é o cartão postal da cidade”, diz Boulos no Ciclo de Debates ACSP

Nesta quarta-feira (21), a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) realizou mais uma edição do seu tradicional Ciclo de Debates. O convidado desta vez foi o deputado federal e candidato do PSOL à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos, que teve a oportunidade de apresentar suas propostas para a cidade.

Na abertura do evento, o presidente da ACSP, Roberto Mateus Ordine, agradeceu a presença de Boulos: "É uma satisfação iniciar mais um Ciclo de Debates ACSP com os candidatos à Prefeitura de São Paulo. Recebemos, hoje, com muito prazer, Guilherme Boulos, e reafirmo que esta Casa estará sempre aberta ao diálogo", afirmou.

Antes de iniciar sua apresentação, Boulos destacou a importância da ACSP e sua atuação em prol do município. "É um prazer estar na Associação Comercial de São Paulo, uma entidade reconhecida por sua atuação e tradição como um importante interlocutor. Qualquer candidato que almeje comandar nossa cidade precisa sentar e tratar com respeito", disse.

O candidato iniciou sua fala compartilhando sua visão sobre o atual momento da cidade, ressaltando o potencial financeiro significativo para investimentos. "Estamos em uma janela de oportunidades em São Paulo como poucas vezes na história", apontou. "Temos, simplesmente, o maior orçamento em termos reais do município, que alcançou 112 bilhões em 2024. A LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) do próximo ano prevê entre 119 e 120 bilhões".

Segundo Boulos, esse período pode ser desperdiçado se não houver planejamento e visão para o futuro, enfatizando a importância de agir rapidamente, pois essa janela de oportunidade se fechará em 2029, quando a cidade perderá ganhos potenciais de arrecadação com a transição da Reforma Tributária.

O deputado federal também compartilhou suas propostas que visam transformar o centro em um espaço mais atrativo e dinâmico. Entre os pilares mencionados está o incentivo à economia criativa e gastronomia, fomentando o setor de bares e restaurantes voltados para o turismo, inspirando-se em iniciativas de sucesso em outras cidades, como a "Rua Rosa", em Lisboa. Ele também citou a revitalização de espaços comerciais, com a Prefeitura alugando imóveis e sublocando-os para comerciantes, incentivando a descentralização de serviços e atraindo pequenos e médios empresários. Boulos destacou que o seu plano de governo avalia a necessidade de melhoria da zeladoria, com foco em limpeza, cuidado e iluminação pública. “O centro é o cartão postal da cidade”, ressaltou.

O candidato também mencionou a necessidade de valorizar o comércio popular com ações que potencializem polos como o Brás e Santa Efigênia, atraindo mais turistas e consumidores, e com a criação de uma agência de crédito municipal para apoiar pequenos e médios empresários, facilitando o acesso ao financiamento e promovendo um ciclo virtuoso de crescimento econômico.

Na questão da segurança pública, ele disse que precisa ser uma atribuição compartilhada entre os níveis federal, estadual e municipal, com a necessidade de um policiamento de proximidade e a importância de aumentar o efetivo da Guarda Civil Metropolitana, que, atualmente, está defasada em relação à população da cidade. “Nossa meta é dobrar em quatro anos a Guarda Civil Metropolitana, chegando a 15 mil agentes”.

O candidato criticou as abordagens anteriores de tentar eliminar a Cracolândia sem uma estratégia integrada. Ele sugeriu uma solução que envolva uma intervenção social e um acolhimento humanizado, além de ações de segurança. Além disso, destacou a importância de um trabalho conjunto com a Polícia Civil e a Polícia Federal para combater o tráfico de drogas e melhorar a segurança na cidade, enfatizando que a Prefeitura não pode resolver esses problemas sozinha.

Ao final do encontro, o presidente Ordine entregou um documento com uma série de propostas da Associação Comercial de São Paulo em prol do desenvolvimento da cidade. A íntegra com a participação do deputado federal e candidato à Prefeitura de São Paulo está disponível aqui

Perfil do candidato

Deputado federal eleito com mais de um milhão de votos, Guilherme Boulos, 42 anos, nasceu em São Paulo. É filósofo, professor, ativista e psicanalista. Graduou-se em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), onde ingressou em 2000. Especializou-se em Psicologia Clínica pela PUC/SP. É mestre em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina da USP. Foi candidato à Presidência da República em 2018 e candidato à Prefeitura de São Paulo em 2020 pelo PSOL.

Veja as fotos: flic.kr/s/aHBqjBEbM8  

Por ACSP - 21/08/2024