O cliente não pagou, e agora?
Você fechou um contrato, forneceu um serviço ou produto, mas o cliente não cumpriu com sua parte e o pagamento não foi efetuado.

O que fazer agora?
A inadimplência nos negócios é uma realidade que pode impactar muito a saúde financeira de uma empresa.
Quando um cliente não cumpre com suas obrigações de pagamento, isso pode gerar uma série de consequências negativas, como, por exemplo:
- Diminuição do fluxo de caixa;
- Dificuldades para honrar compromissos financeiros;
- Aumento do endividamento;
- Impacto na reputação;
- Redução da capacidade de investimento;
- Custo de recuperação;
- Perda de oportunidades, e outros.
Essa situação pode ser frustrante e preocupante para qualquer negócio.
No entanto, existem medidas que você pode tomar para lidar com clientes inadimplentes e minimizar os impactos financeiros em sua empresa. Veja alguns passos abaixo:
Comunicação Clara e Direta
O primeiro passo é entrar em contato com o cliente educadamente, porém firme, para lembrá-lo sobre o pagamento pendente, e entender os motivos da inadimplência.
Alguns canais para tentar entrar em contato com o cliente, são:
- Ligações telefônicas;
- Aplicativo de mensagens (WhatsApp);
- SMS;
- E-mail;
- Carta impressa.
É bom lembrar que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) estabelece limites para a cobrança de dívidas, por isso, fique de olho nesse ponto para não violar essas normas e evitar possíveis sanções legais.
É fundamental que todas as ações de cobrança sejam realizadas de forma ética, transparente e respeitosa, preservando a dignidade do consumidor em todas as etapas do processo.
Negociação Amigável
Ofereça opções de negociação flexíveis, como parcelamento da dívida ou descontos para pagamento à vista.
É importante mostrar disposição para encontrar uma solução que seja vantajosa para ambas as partes.
Não conseguiu contato com o cliente ou não obteve retorno, o que fazer?
Neste caso, siga algumas etapas adicionais para resolver a situação:
Envio de notificações formais
Envie uma notificação formal por correio, utilizando carta registrada ou aviso de recebimento, informando ao cliente sobre o débito pendente e as consequências do não pagamento.
Inclua todas as informações relevantes, como:
- Valor da dívida;
- Datas de vencimento;
- Formas de contato.
Na notificação, você também pode oferecer opções de pagamento flexíveis, como parcelamento da dívida ou descontos para pagamento à vista.
Quando todas as tentativas de contato e negociação direta com o cliente inadimplente falham, acionar serviços de cobrança extrajudicial pode ser uma opção viável para tentar recuperar o valor devido.
Os serviços de cobrança extrajudicial são prestados por empresas especializadas em recuperação de crédito, que utilizam métodos legais e éticos para buscar o pagamento da dívida sem a necessidade de recorrer aos tribunais.
Outra opção, é a negativação do nome do devedor
Para realizar essa ação, é fundamental contar com empresas especializadas que oferecem serviços de consulta e registro de informações financeiras.
A Equifax Boa Vista, por exemplo, é uma das principais instituições do mercado brasileiro que oferece esse tipo de serviço.
Ela possui um extenso banco de dados que reúne informações sobre o comportamento de pagamento de milhões de consumidores e empresas em todo o país.
Isso inclui:
- Dados sobre dívidas em aberto;
- Histórico de pagamentos pontuais;
- Registros de protestos, entre outros.
Além de oferecer o serviço de negativação, que consiste em registrar o nome do devedor em órgãos de proteção ao crédito, como o SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) e outros, a empresa também proporciona mais proteção antes de fechar um contrato, para evitar essa situação.
Ao contar com empresas especializadas como a Equifax Boa Vista, as empresas têm acesso a informações confiáveis e atualizadas sobre a situação financeira de seus clientes, o que permite tomar decisões mais seguras e minimizar os riscos de inadimplência.
Ou seja, através da consulta, as empresas podem verificar se o cliente possui histórico de pagamento consistente ou se é considerado um bom pagador.
Evitar mau pagador desde o início é uma estratégia preventiva para a saúde financeira do negócio.
Por isso, lembre-se que, antes de fechar um contrato ou conceder crédito, é prudente consultar o CNPJ ou CPF do cliente no banco de dados da EquifaxBoa Vista.
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Por ACSP - 29/04/2024