O que é rebranding e quando aplicá-lo em sua empresa

Quando você pensa em uma empresa, a imagem que se forma em sua mente pode trazer algumas características marcantes. Ao falarmos da Apple, por exemplo, você pode associar a marca à criatividade e inovação. 

Apesar de parecer sutil, esse tipo de percepção influencia muito as decisões de compra do consumidor no dia a dia. Por isso, parte da responsabilidade do marketing de qualquer companhia é criar e consolidar a identidade de uma marca no mercado. Esse trabalho é chamado de branding. 

Mas, em alguns momentos, essas marcas podem precisar de mudanças e passar por um reposicionamento, processo chamado de rebranding. 

 

Afinal, o que é rebranding?

Em alguns períodos, o público pode esperar algo diferente de uma marca. Então, cabe à empresa fazer mudanças em suas ações e mensagens publicitárias para se adequar a essas expectativas. 

Isso é rebranding: um conjunto de ações estratégicas adotadas para modificar o posicionamento de uma marca. Mas como saber quando a sua empresa precisa desse movimento? 

Em alguns casos, os empreendedores percebem que a mensagem transmitida pela empresa não se adapta mais às características do seu público-alvo. Então, para manter a competitividade no mercado, uma mudança de marca pode ser bem-vinda.

Em outras situações, a mudança pode até ser uma iniciativa do negócio para atingir outro público-alvo. Isso pode ocorrer quando a empresa lança categorias de produtos ou deseja alcançar uma audiência maior, por exemplo. Além disso, depois de um acontecimento que afeta negativamente a imagem da marca, o reposicionamento também se torna necessário.

 

Como realizar o rebranding em sua empresa?

Os elementos da sua marca devem ser bem planejados e conversar entre si. Só assim você conseguirá fazer uma mudança sólida, que realmente seja percebida pelo público.

O processo de rebranding deve ser completo e contemplar desde a linguagem utilizada no marketing da empresa até os elementos visuais do seu logotipo. Se você acredita que a sua empresa precisa começar a ser vista como mais moderna, por exemplo, não adianta passar a usar uma linguagem mais descontraída em suas comunicações e preservar a identidade visual antiga. Isso pode gerar, inclusive, uma confusão na mente do consumidor. 

O primeiro passo para lançar o processo de rebranding é fazer um diagnóstico completo do cenário em que sua empresa está. Isso quer dizer que, quando notar a necessidade de mudanças em sua empresa, é importante buscar feedbacks — tanto internos quanto externos — para entender com mais detalhes o que pode ser feito. 

Nesse processo, vale a pena organizar pesquisas de opinião com os seus colaboradores, gestores e consumidores para identificar um padrão na forma como a imagem da marca é assimilada por todos. 

Aproveite essa oportunidade para também aprofundar os estudos de mercado. Assim, será mais fácil identificar brechas que poderão ser aproveitadas nessa nova fase da empresa. 

Depois de realizar um mapeamento completo e avaliar os feedbacks recebidos, você poderá iniciar a campanha de reposicionamento com mais segurança e maior eficácia.

 

Trabalhe a identidade visual

Não olhe apenas para o logo que representa a sua marca. Observe também as cores predominantes nos produtos da sua empresa, o design do site e dos posts em redes sociais e até a fonte escolhida para a elaboração de mensagens. Como já mencionamos, é muito importante que todos esses elementos estejam alinhados sob o mesmo padrão para que a imagem da sua marca se consolide com mais facilidade na mente do consumidor.

 

Crie expectativas e monitore o público

Seu processo de reposicionamento precisa ser notado pelo seu público. Para isso, busque estratégias que criem uma expectativa em sua audiência. Nesse período, campanhas de Marketing Digital podem ser grandes aliadas. 

Uma simples campanha de email marketing informando a chegada de novidades em breve já pode gerar o interesse necessário. Para causar mais impacto, é fundamental que qualquer ação seja refletida nos canais mais importantes da empresa, como o blog, as redes sociais e o site da empresa. 

Além disso, é muito importante monitorar as primeiras impressões do público em relação ao lançamento da sua campanha. Se houver necessidade, faça ajustes no meio do caminho até que suas ações reflitam exatamente a mensagem que a sua empresa precisa transmitir. 

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Por ACSP