Os funcionários são bens valiosos para qualquer organização. Especialmente nas micro e pequenas empresas, que costumam ter um quadro enxuto, a rotina sofre alterações importantes quando um colaborador falta.

As ausências mais comuns, por questões de saúde, acidentes e imprevistos, devem ser compreendidas pelo gestor, afinal, qualquer um pode passar por situações adversas. As faltas voluntárias, no entanto, podem representar perigo para a empresa e, se frequentes, prejudicam o desenvolvimento do negócio.

Quando se deparam com esse tipo de situação, muitos empresários logo consideram fazer o desligamento do funcionário, mas essa medida nem sempre é a mais indicada. Além de custar caro para o empregador, demitir um funcionário antes de tentar alternativas pode fazer com que a empresa perca um colaborador que poderia entregar excelentes resultados e contribuir muito com o crescimento do negócio.

Para solucionar essa questão e evitar que o problema de um funcionário se estenda a toda a equipe, o primeiro passo é mostrar aos colaboradores que eles não representam uma mera força de trabalho, e que você está atento ao que eles pensam, ao que sentem e o que desejam. Quando coloca-se à disposição para ouvir, o gestor ganha proximidade e a confiança da equipe. Assim, os funcionários passam a se sentir mais à vontade para propor mudanças e, para o empresário, fica mais fácil identificar o que está incomodando os colaboradores e pode ser melhorado no seu negócio. Transparência é fundamental para a manutenção de um bom relacionamento, além de evitar desentendimentos e “conversas de corredor” que podem prejudicar o clima organizacional.

 

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Outro motivo que pode levar o colaborador a faltar com frequência é achar que o seu trabalho não faz sentido ou não é importante para a organização. Avaliar o funcionário com frequência, elogiar bons resultados e lembrar que as suas funções têm valor podem evitar esse tipo de pensamento e fazer com que ele se sinta melhor.

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A solução para a maioria dos problemas que geram as faltas passa pelo diálogo, e é normal que alguns empresários tenham dificuldade para encontrar a melhor maneira de construir uma relação mais próxima com os funcionários. Nesses casos, procurar cursos e consultorias em Recursos Humanos podem lhe ajudar a desenvolver essas habilidades.

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Por ACSP