OUTUBRO CONFIRMA RECUPERAÇÃO DAS VENDAS NO VAREJO PAULISTANO

O varejo de São Paulo finalizou o mês de outubro com elevação média de 21,8% em comparação com setembro, endossando a tendência de recuperação das vendas após o forte abalo provocado pela pandemia do novo coronavírus.

É o que revela o Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Obtidos pela Boa Vista S/A, os números consideram a movimentação no comércio no Dia das Crianças, que contribuiu para ampliar as vendas nos segmentos de brinquedos e roupas, reduzindo também as perdas acumuladas por conta do fechamento do comércio pelo isolamento social.

A tendência de aumento gradativo no varejo da capital paulista pode ser explicada pelo consumo das famílias assistidas pelo auxílio emergencial e pela flexibilização das medidas de isolamento com a reabertura segura dos estabelecimentos comerciais.

“Tivemos uma primeira quinzena boa por causa do Dia das Crianças. O que observamos é uma melhora que vem se acentuando mês a mês na medida em que mais atividades voltam a funcionar”, comentou o economista da ACSP Marcel Solimeo.

Fatores como o crescimento do emprego e o impacto do auxílio emergencial, ainda que o valor da parcela tenha sido reduzido, contribuíram para que os índices se mantivessem em elevação, segundo análise do economista.  

“Dezembro deve ficar nos mesmos níveis que em 2019. Em um cenário mais otimista, baseado na amostra da Boa Vista S/A, é possível que tenhamos uma leve alta na comparação dezembro com dezembro”, finalizou Solimeo. 

Por ACSP