Parceria com influenciadores: como começar na sua empresa?

Culinária, moda, viagens, saúde e muito mais: para todo tipo de assunto existem diversos influenciadores digitais dedicados a produzir conteúdo e reunir uma audiência interessada na internet. Esse movimento tem crescido no mundo todo, mas aqui, alcançou lugar de destaque. De acordo com uma pesquisa realizada pela Opinion Box, em 2021, o Brasil se tornou o país mais impactado por influenciadores digitais. 

Os números impressionam: 67% dos brasileiros que usam o Instagram seguem algum influenciador digital e 55% já compraram algum produto utilizado ou indicado por um influencer. 

Mas engana-se quem acredita que o cenário favorece apenas esses profissionais. Por meio deles, as marcas parceiras também ganham visibilidade e seguidores mais qualificados, engajados e propensos a fechar negócio. O mesmo estudo revelou que 82% dos internautas brasileiros seguem perfis de marcas nas redes sociais e quase metade interage frequentemente com posts de empresas. 

Para os micro e pequenos empreendimentos, essas parcerias também podem ser positivas, especialmente ao se conectarem com influenciadores considerados menores, mas ainda com grande potencial de gerar resultados.

 

Como começar uma parceria com influenciadores? Confira dicas 

Não existe uma receita que garanta sucesso, mas com alguns passos simples, é possível aumentar as chances de gerar impacto. A seguir, separamos cinco dicas para você começar boas parcerias com influenciadores. Confira: 

1 – Saiba qual é o seu objetivo 

Antes de buscar uma parceria, saiba quais são os seus objetivos com ela. Ter isso em mente facilita a escolha do influenciador certo e, principalmente, dos formatos de conteúdo que serão divulgados. 

Um influenciador pode ser um grande parceiro para tornar a sua marca mais conhecida, alavancar a audiência em seus canais digitais ou converter o conteúdo em vendas, por exemplo. Entenda o que é prioridade para você e alinhe as expectativas. 

 

2 – Não se apegue ao número de seguidores 

Muita gente acredita que, para alcançar bons resultados, é preciso acionar apenas influenciadores com milhões de seguidores. No entanto, eles costumam cobrar mais caro pelas parcerias, o que pode inviabilizar a ação para empresas de menor porte, com orçamento mais limitado para essa finalidade.

Se você também pensava assim, é hora de mudar. Mais importante do que o número de seguidores do influencer é avaliar o seu potencial de engajar e influenciar o público. Para entender um pouco melhor como isso funciona, uma dica é acompanhar as postagens do parceiro em potencial e observar o comportamento dos seguidores por algum tempo.  

Você também pode pedir dados de audiência do influenciador, como o volume médio de visualizações dos stories e a taxa de abertura de links inseridos neles. De modo geral, os influenciadores menores também entregam taxas menores, mas vale a pena avaliar se os números apresentados estão dentro das suas expectativas e capacidade de investimento para a ação.  

 

3 – Pense no seu público 

Avalie se o influenciador tem o perfil certo para o seu público. Nas conversas sobre uma possível parceria, peça informações sobre faixa etária, gênero e as regiões onde moram os seus seguidores. Além disso, pergunte sobre referências e exemplos de resultados alcançados em outras campanhas. Essas informações costumam estar no mídia kit do influenciador. 

Observe a frequência em que ele faz postagens e veja se ele responde aos seguidores. Fazer uma parceria com um influenciador que não interage com seu público pode atrapalhar os resultados. 

 

4 – Entenda se o influenciador “casa” com a marca 

Durante a análise do conteúdo e engajamento do influencer, verifique se ele realmente é alguém a quem você gostaria de relacionar a sua marca. 

Faça uma pesquisa para descobrir eventuais polêmicas envolvendo o seu nome e que tipo de posicionamentos ele adota sobre temas com os quais a sua marca está envolvida. 

 

5 – Explore diferentes formatos de parceria

Os populares “recebidos” são uma das estratégias mais utilizadas pelas marcas para se relacionar com influenciadores. É simples: as empresas enviam seus produtos para que os influencers os utilizem em fotos e vídeos. 

Isso pode ser feito via permuta – quando marca e influenciador combinam o tipo de conteúdo que será gerado a partir daquele envio – ou em forma de “mimo”, sem um acordo firmado. Neste caso, a empresa tem apenas o custo do produto e do frete em troca da chance de ser divulgada de graça, mas não há garantia de que a estratégia vá funcionar. 

 

Dicas extras

  • Ao avaliar a possibilidade de uma parceria com influenciador, defina muito bem o produto ou serviço que será divulgado. Observe a sua capacidade de atendimento para altas demandas por esse item para não gerar frustrações e falta de estoque. 

  • Fechou a parceria? Formalize os pontos acordados em um contrato e evite problemas futuros. 

  • Pense em opções para valorizar os seguidores que vão chegar pelo influenciador. Um desconto especial ou brinde podem ser ótimos gatilhos de compra.  

 

E você? Já está prospectando influenciadores para começar uma parceria com a sua marca? Esperamos que este conteúdo te ajude a tomar uma boa decisão e alcançar excelentes resultados!

Por ACSP