Pensando em levar seu escritório para o campo ou para a praia? Confira dicas

Desde que a pandemia do coronavírus chegou ao Brasil e as medidas de isolamento social passaram a ser adotadas no país, as relações de trabalho e os hábitos da população nunca mais foram os mesmos. Entre as muitas mudanças trazidas nesse contexto, mais pessoas passaram a viver no litoral e em cidades do interior ou simplesmente desejar essa nova realidade — incluindo empreendedores. 

Uma pesquisa realizada no ano passado pelo Zap+, que reúne os dois maiores portais de imóveis do Brasil, mostrou que 59% dos moradores de São Paulo aceitariam se mudar para um lugar menor e mais afastado em busca de qualidade de vida. No Rio de Janeiro, a disposição é ainda maior: 67%. 

E você? Também pensou ou tem pensado na ideia de deixar a cidade e administrar sua empresa na praia ou no campo? Aqui, vamos falar um pouco sobre os cuidados necessários antes de tomar essa decisão. 

 

Questões burocráticas 

Se a ideia é trabalhar remotamente em outra cidade, é preciso decidir se você também vai querer mudar o endereço da sua empresa. Em caso positivo, será preciso fazer uma alteração no contrato social diretamente na Junta Comercial do seu estado. 

Além disso, você também vai precisar cancelar a inscrição municipal em uma cidade e fazer um novo cadastro na outra. Os documentos fiscais, a matrícula no INSS e na Caixa Econômica também devem ser alterados. 

Para quem é MEI (Microempreendedor Individual) e pretende mudar seu endereço de funcionamento, o primeiro passo é procurar a prefeitura. Se possível, conte com a ajuda de um contador de confiança para seguir todos os trâmites necessários sem deixar nada para trás. 

 

Análise de mercado 

Se a única mudança que você pretende fazer é começar a administrar a empresa de outra cidade, o trabalho será menor. 

Mas, se quiser ir além e realmente mudar a localização do negócio, é fundamental conhecer a fundo o público do novo local para entender as oportunidades e desafios que sua empresa poderá enfrentar por lá. 

Além de um estudo sobre os potenciais clientes, faça uma análise dos concorrentes da região e uma pesquisa de fornecedores, para entender se essa mudança não prejudicará a continuidade e qualidade da operação. Aqui entram as pesquisas para entender o mercado, a concorrência e o posicionamento da sua empresa. 

 

Plano operacional

O próximo passo será determinar, na prática, como será a operação do seu negócio quando você se mudar. Essa etapa envolve a avaliação da estrutura física do novo local, capacidade de produção e prestação ou venda do produto ou serviço e necessidade de recursos humanos.

 

Plano financeiro

Esta etapa é essencial para compreender a viabilidade de abertura, manutenção ou expansão do negócio no novo local.

Aqui, é importante considerar questões como: investimento total, estimativa de investimentos fixos, capital de giro necessário, estimativa do faturamento mensal, estimativa do custo de matéria-prima, estimativa dos custos de mão de obra e prazo de retorno do investimento.

Aliás, para tomar uma decisão como essa com mais segurança, é muito importante ter uma reserva de emergência suficiente para atravessar meses mais difíceis. É preciso se preparar para tudo. 

 

Simulação de cenários

Antes de fazer a mudança, é importante fazer simulações e projetar respostas a diferentes situações. Com isso, você poderá visualizar mais facilmente o que pode acontecer com a empresa em diferentes cenários: vendas abaixo do esperado, crise econômica, entrada de novos concorrentes e outras situações críticas.

Depois de observar todos esses pontos com cautela, ficará mais fácil avaliar se o seu negócio poderá continuar funcionando de maneira segura em outra cidade. Com mais informações, você terá melhores condições de tomar essa decisão.

Como já mencionamos, é muito importante contar com o apoio de um parceiro. Converse com seu contador para avaliar corretamente algumas das informações e dados necessários no seu plano de negócios. 

Lembre-se que um profissional tem o conhecimento e domínio técnico das questões fiscais e tributárias e grande familiaridade com temas financeiros, portanto, pode ser um aliado estratégico para sua empresa entrar em uma nova fase com mais segurança.

Por ACSP