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Quando um negócio é original e faz sucesso entre os consumidores, muitos empresários começam a pensar na possibilidade de transformá-lo em uma franquia. No mercado brasileiro, esse modelo de empreendimento é bastante expressivo. De acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising), em 2020 o setor de franquias acumulou 2.668 franqueadoras atuantes no país.
Mas, embora esse caminho pareça “natural” para o rumo dos negócios mais prósperos, a decisão de franquear uma empresa requer planejamento e uma avaliação criteriosa dos próximos passos para não colocar tudo a perder.
Nesse momento, algumas dúvidas começam a surgir: como saber se é a hora certa de transformar o negócio em franquia? Será que a empresa está madura o suficiente para essa nova fase?
Antes de mais nada, é preciso lembrar que o franchising é um caminho para aumentar negócios que podem ser replicados facilmente, no entanto, não há nada fácil nesse tipo de expansão.
Logo de início, é preciso estabelecer todos os processos do dia a dia da operação — que podem mudar completamente para se adaptar ao modelo de franquia — e registrá-los em manuais, contratar uma assessoria jurídica para elaborar os contratos e a Circular de Oferta de Franquia, estruturar a equipe que dará apoio aos franqueados e definir os canais para divulgar a marca aos candidatos.
Tudo isso requer um investimento alto de tempo e recursos financeiros. Então, antes de pensar em franquear seu negócio, reflita sobre esses pontos e, se mesmo assim a ideia parecer interessante, siga as dicas que separamos aqui:
- Analise a demanda por seu produto ou serviço
O primeiro passo para a adoção bem-sucedida do modelo de franquia é avaliar o potencial de expansão da sua marca. Sua empresa oferece algo que tem alta demanda? Além disso, há muitas ou poucas empresas que fazem o mesmo que você? Existem empresas que não dão conta da procura por aquilo que vendem. Em casos assim, pode fazer sentido haver outras unidades da marca.
- Pense em todas as etapas
Como já mencionamos, antes de pensar em abrir uma franquia, é preciso planejar como seriam todos os passos e os processos da operação — o que é um grande desafio até para os empreendedores mais organizados.
Também é necessário transformar os procedimentos em ações que possam ser desempenhadas por outras pessoas, o que pode ser uma dificuldade para os empreendedores mais centralizadores ou aqueles que têm empresas que só funcionam com as competências do fundador.
Ao idealizar uma franquia, imagine que o negócio inteiro precisará ser replicado por outras pessoas – e que possivelmente nem tenham tido contato com a atividade que a sua empresa desempenha.
- Conte com o apoio de um advogado
Todas as franquias precisam dispor de documentos bem específicos, como a Circular de Oferta de Franquia (COF) e o contrato de franquia. Além disso, é preciso ter o registro da marca e verificar os custos legais de aderir ao modelo de franchising. Para avaliar a possibilidade de dar esse passo com mais segurança, procure advogados que já tenham essa experiência no mercado.
- Idealize o seu franqueado ideal
Na hora de selecionar seus franqueados, não basta escolher aqueles que têm interesse pela sua marca e o dinheiro reservado para o investimento inicial. Lembre-se que essas pessoas serão responsáveis por uma extensão do seu negócio, então, precisam ser escolhidas com muito cuidado.
Por isso, é necessário listar todas as características que serão exigidas dos candidatos, incluindo experiência e competências, e estruturar um processo seletivo bem definido.
- Procure ajuda de especialistas
Como já reforçamos, transformar uma empresa em franquia é um processo burocrático e que precisa ser muito bem planejado. Para reduzir os riscos, uma estratégia interessante é pedir mentoria para quem já passou por esse tipo de experiência, além de buscar grupos de empreendedores de franquias e participar de eventos do setor. Toda essa bagagem poderá trazer o direcionamento que você precisa para tirar a ideia do papel ou, quem sabe, se dar conta de que precisará postergar a concretização desse projeto.
Por ACSP - 29/10/2021