Pensando em transformar seu negócio em franquia? Confira dicas

Quando um negócio é original e faz sucesso entre os consumidores, muitos empresários começam a pensar na possibilidade de transformá-lo em uma franquia. No mercado brasileiro, esse modelo de empreendimento é bastante expressivo. De acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising), em 2020 o setor de franquias acumulou 2.668 franqueadoras atuantes no país. 

Mas, embora esse caminho pareça “natural” para o rumo dos negócios mais prósperos, a decisão de franquear uma empresa requer planejamento e uma avaliação criteriosa dos próximos passos para não colocar tudo a perder. 

Nesse momento, algumas dúvidas começam a surgir: como saber se é a hora certa de transformar o negócio em franquia? Será que a empresa está madura o suficiente para essa nova fase? 

Antes de mais nada, é preciso lembrar que o franchising é um caminho para aumentar negócios que podem ser replicados facilmente, no entanto, não há nada fácil nesse tipo de expansão. 

Logo de início, é preciso estabelecer todos os processos do dia a dia da operação — que podem mudar completamente para se adaptar ao modelo de franquia — e registrá-los em manuais, contratar uma assessoria jurídica para elaborar os contratos e a Circular de Oferta de Franquia, estruturar a equipe que dará apoio aos franqueados e definir os canais para divulgar a marca aos candidatos.

Tudo isso requer um investimento alto de tempo e recursos financeiros. Então, antes de pensar em franquear seu negócio, reflita sobre esses pontos e, se mesmo assim a ideia parecer interessante, siga as dicas que separamos aqui: 

  1. Analise a demanda por seu produto ou serviço

O primeiro passo para a adoção bem-sucedida do modelo de franquia é avaliar o potencial de expansão da sua marca. Sua empresa oferece algo que tem alta demanda? Além disso, há muitas ou poucas empresas que fazem o mesmo que você? Existem empresas que não dão conta da procura por aquilo que vendem. Em casos assim, pode fazer sentido haver outras unidades da marca.

  1. Pense em todas as etapas 

Como já mencionamos, antes de pensar em abrir uma franquia, é preciso planejar como seriam todos os passos e os processos da operação — o que é um grande desafio até para os empreendedores mais organizados. 

Também é necessário transformar os procedimentos em ações que possam ser desempenhadas por outras pessoas, o que pode ser uma dificuldade para os empreendedores mais centralizadores ou aqueles que têm empresas que só funcionam com as competências do fundador. 

Ao idealizar uma franquia, imagine que o negócio inteiro precisará ser replicado por outras pessoas – e que possivelmente nem tenham tido contato com a atividade que a sua empresa desempenha. 

  1. Conte com o apoio de um advogado

Todas as franquias precisam dispor de documentos bem específicos, como a Circular de Oferta de Franquia (COF) e o contrato de franquia. Além disso, é preciso ter o registro da marca e verificar os custos legais de aderir ao modelo de franchising. Para avaliar a possibilidade de dar esse passo com mais segurança, procure advogados que já tenham essa experiência no mercado.

  1. Idealize o seu franqueado ideal

Na hora de selecionar seus franqueados, não basta escolher aqueles que têm interesse pela sua marca e o dinheiro reservado para o investimento inicial. Lembre-se que essas pessoas serão responsáveis por uma extensão do seu negócio, então, precisam ser escolhidas com muito cuidado. 

Por isso, é necessário listar todas as características que serão exigidas dos candidatos, incluindo experiência e competências, e estruturar um processo seletivo bem definido.

  1. Procure ajuda de especialistas

Como já reforçamos, transformar uma empresa em franquia é um processo burocrático e que precisa ser muito bem planejado. Para reduzir os riscos, uma estratégia interessante é pedir mentoria para quem já passou por esse tipo de experiência, além de buscar grupos de empreendedores de franquias e participar de eventos do setor. Toda essa bagagem poderá trazer o direcionamento que você precisa para tirar a ideia do papel ou, quem sabe, se dar conta de que precisará postergar a concretização desse projeto. 

Por ACSP