POR INICIATIVA DA DISTRITAL SUL, BAIRRO DE SANTO AMARO RECEBE MONUMENTO MARCO DA PAZ

Por iniciativa da Distrital Sul, da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), o bairro de Santo Amaro, localizado na zona sul da capital paulista, recebeu o monumento Marco da Paz, no último dia 10 de abril. O símbolo foi instalado entre as avenidas Adolfo Pinheiro e Santo Amaro, bem em frente à estátua do Borba Gato, e tem como objetivo promover a cultura da paz em diversas regiões do mundo.

“Queremos que as pessoas, ao entrar em Santo Amaro, vejam este monumento e sintam a energia da paz”, disse Antonio Souza, diretor Superintendente da Distrital Sul.

O Marco da Paz foi criado em 1999 pelo ítalo-brasileiro Gaetano Brancati Luigi, que viveu na Itália até os 12 anos. O monumento já está presente em 37 localidades em vários países. Há Marco da Paz em cidades do interior de São Paulo, na Itália, na Argentina, no Uruguai e até mesmo na China.

Luigi, que esteve presente na inauguração do monumento na Zona Sul de São Paulo, decidiu lutar pela paz depois de ter presenciado, na Europa, os horrores da Segunda Guerra Mundial.

Naquele ano, realizou seu objetivo de promover a fraternidade entre os povos e o ideal por um mundo mais pacífico, quando inaugurou o primeiro monumento no Pateo do Colégio, no Centro Histórico da capital paulista.

O italiano acaba de ser indicado para o Nobel da Paz e, recentemente, recebeu também o prêmio Latino-americano em Humanidades (2022). 

O monumento é uma estrutura formada por um arco com pedras claras, uma pomba com a inscrição “pax” e um sino de cobre. O tamanho varia de monumento para monumento, de acordo com o local da instalação, mas costuma ter no mínimo quatro metros de altura por três de largura.

Por ACSP