Práticas para reduzir custos operacionais em 2021

Reduzir custos é, sem dúvida, uma das grandes preocupações de quem tem uma empresa. E em tempos de crise, as oportunidades de diminuir despesas são ainda mais importantes.

Muitos empreendedores têm dificuldade de perceber onde podem gastar menos no dia a

dia. Mas, ao contrário do que muitos pensam, limitar despesas pode ser uma tarefa bem simples. A seguir, listamos quatro medidas fáceis de colocar em prática e que podem fazer uma boa diferença no orçamento da sua empresa em 2021. Confira:

 

1 – Revisar os planos de telefonia

De acordo com uma pesquisa feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), nos últimos dez anos os gastos dos brasileiros com planos de telefone e internet praticamente dobraram. Por isso, essa é uma despesa que deve estar sempre no radar das empresas, que também sentem o impacto dos reajustes no orçamento.

Quando se trata de telefonia móvel corporativa, as linhas tradicionais podem ser caras e, muitas vezes, não atendem às necessidades específicas do seu empreendimento. Com o AC|Celular, serviço de telefonia da ACSP, os associados têm acesso a diferentes pacotes, alinhados às opções e serviços mais utilizados no dia a dia do negócio. Confira aqui as condições disponíveis e compare-as com os benefícios oferecidos pelo seu plano atual.

 

2 – Reduzir o consumo de papel

Os custos com papel, tinta de impressora e itens relacionados podem parecer irrelevantes no curto prazo, mas tornam-se uma grande despesa ao longo do tempo. Por isso, essa é uma questão que merece atenção dobrada se o seu objetivo é reduzir custos na sua empresa.

Além de ser prejudicial ao meio-ambiente, o desperdício de papel também afeta as finanças da sua empresa. De acordo com um levantamento da empresa de pesquisa norte-americana Gartner Inc., quase 3% do lucro de uma empresa são gastos em papel, impressão, arquivamento, armazenamento e na manutenção de documentos. Segundo o mesmo estudo, um funcionário gasta, em média, 10.000 folhas de papel por ano. E mais: cerca de 50% do desperdício das empresas é em papel.

E como mudar essa realidade? Comece revendo os seus hábitos em relação ao consumo de papel e incentive seus colaboradores a reduzir (ou eliminar, se possível) as impressões do cotidiano. Deixe as impressoras disponíveis apenas para documentos estritamente necessários e, se tiver escolha, migre para transações e sistemas de pagamento online.

 

3 – Reavaliar os softwares que você utiliza

Quantos aplicativos você e sua equipe realmente utilizam no dia a dia? Quais deles são pagos? Avalie essas questões e faça um pente fino nos itens contratados, analisando de forma criteriosa quais deles são realmente importantes.

Verifique, também, a possibilidade de usar versões gratuitas de softwares para substituir alguns programas convencionais. Sem dúvida, essas mudanças te ajudarão a economizar bastante.

 

4 – Buscar permutas

Analise a sua rede de contatos e verifique se há alguma possibilidade de fazer permutas em troca de produtos ou serviços. Essa prática é uma ótima alternativa para conseguir algo importante para a sua empresa sem precisar gastar.

Se você tem algo que um fornecedor precisa, por exemplo, experimente oferecer uma permuta que seja um bom negócio para ambos.

Outra forma de conseguir produtos e serviços para a sua empresa com condições melhores é acessando a Vitrine ACSP, o serviço gratuito de criação de loja virtual para associados. Lá, você pode encontrar diversos produtos e serviços oferecidos por outros membros da comunidade de empreendedores da ACSP com ofertas exclusivas para você. Vale a pena conferir!

Gostou das dicas? Além de seguir essas sugestões, aproveite o início de ano para fazer uma análise mais criteriosa de todas as despesas da sua empresa, das maiores até as que parecem insignificantes.

Fique sempre de olho em novas oportunidades de economizar e reforce a importância do apoio dos seus colaboradores para efetivar as mudanças que o seu negócio precisa no dia a dia!

 

 

 

 


Por ACSP