A manhã do dia 15 de dezembro foi muito especial para a ACSP. Foi quando aconteceu a entrega do Prêmio Tarsila do Amaral com o reconhecimento às vencedoras e homenageadas da edição 2020. Iniciativa do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC), da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), presidido por Ana Cláudia Badra Cotait, a premiação destaca mulheres que têm trabalhos conectados diretamente à cultura e ao empreendedorismo.
Neste ano, a novidade na premiação foi a categoria Empreendedora Revelação 2020. Empresárias de diversas cidades do Estado se inscreveram, enviando vídeos que relatavam suas histórias de sucesso. Os cinco maiores destaques, segundo avaliação de um júri composto por organizadores do evento e também por votação popular, ganharam de R$ 400 a R$ 3 mil, além de bolsas de estudos de até 100% na Faculdade do Comércio (FAC-SP), mantida pela ACSP e Facesp. Confira as premiadas:
1º lugar - Débora Pieretti, do Instituto Amor em Mechas (Ação social)
2º lugar - Janine Rodrigues, do Piraporiando (Educação)
3º lugar – Renata Zanetti, do Colégio Tarsila do Amaral (Educação)
4º lugar – Rosilene Aparecida, da Rosi Brinquedos (Varejista de brinquedos)
5º lugar – Renata Chaves, da Alere Projetos Educacionais (Educação)
Também foram homenageadas mulheres que se sobressaem em diferentes segmentos da sociedade: Nina Silva, uma das fundadoras do movimento Black Money; Mônica Monteiro, diretora executiva de todos os canais pagos do Grupo Bandeirantes; Fernanda Feitosa, diretora e fundadora do Festival Internacional de Arte de São Paulo (SP Arte); Andreza Chagas, criadora de marca própria de jeanswear; Ilana Trombkla, cofundadora da Frente Parlamentar do Programa Antártico Brasileiro; e Alice Ferraz, homenageada surpresa, criadora da F hits, primeira plataforma de influenciadores digitais de moda e lifestyle do mundo.
Elas receberam uma réplica da obra Abaporu (1928), uma das principais pinturas a óleo de Tarsila do Amaral, que retrata o período antropofágico do movimento modernista brasileiro. A entrega das distinções coube a Ana Cláudia Badra Cotait, presidente do CMEC da ACSP e da Facesp, e de Alfredo Cotait Neto, presidente da ACSP e da Facesp. Também estiveram presentes Alessandra Andrade, vice-presidente de Relações com a Juventude e Inovação da ACSP, e Wilson Rodrigues, diretor da FAC-SP.
A cerimônia do Prêmio Tarsila do Amaral ocorreu na sede da ACSP e foi transmitida em tempo real pela plataforma Zoom e nos canais do YouTube do CMEC Mulher e da ACSP. Para assistir, acesse https://www.youtube.com/watch?v=lFA2IeCC4i8
Por ACSP