No último dia 9 de outubro, o Governo do Estado de São Paulo anunciou atualização no Plano São Paulo que promove a capital paulista e outras seis regiões para a faixa verde, penúltima etapa da escala de reabertura econômica criada para a recondução do Estado às atividades de forma segura, considerando o combate ao novo coronavírus.
Segundo análise do presidente da Associação Comercial de São Paulo, Alfredo Cotait Neto, a promoção é bastante positiva e representa um avanço importante na redução das restrições impostas às atividades econômicas depois de um período extremamente longo. Leia o comentário de Cotait Neto, esclarecendo para o associado o que muda em termos de normas para o funcionamento do comércio:
Quando a população começou a ficar em isolamento social e houve as restrições ao funcionamento de diversos setores, a expectativa era a de que a duração seria por tempo limitado. Era o período que serviria apenas para assegurar ao setor público condições para aparelhar o setor de saúde, área responsável por atender ao aumento da demanda decorrente da pandemia.
Passaram-se praticamente sete meses e ainda persistem restrições a algumas atividades. Em relação ao comércio, o avanço permitido ao se passar para a faixa verde representa melhora importante. Agora, haverá a ampliação da abertura dos estabelecimentos comerciais de 8 para 12 horas, ou seja, vai de 40% para 60% da capacidade de funcionamento. Essa ampliação deverá possibilitar maior comodidade para os consumidores, que terão mais alternativas de horário para fazer compras.
Consideramos, no entanto, que deveria haver a liberalização de funcionamento do comércio, com cada atividade escolhendo o horário mais conveniente, de acordo com sua localização e características. Também a restrição para utilização de 60% da capacidade de funcionamento não faz sentido, pois quanto maior é o espaço disponível para o consumidor, menor é a probabilidade de que ocorra aglomeração.
Apesar dessas considerações, temos a expectativa de que os avanços permitidos contribuirão para a expansão das vendas, especialmente no período do final de ano que já se aproxima.
Alfredo Cotait Neto
Presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP)
Por ACSP