Presidente da ACSP faz balanço de sua gestão e o apresenta aos conselhos e à diretoria da entidade

O presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Alfredo Cotait Neto, apresentou aos conselhos e à diretoria da instituição, no último dia 13 de fevereiro, segunda-feira, na plenária da entidade, os números e resultados de sua gestão (2019-2021/2021-2023), que se encerra no próximo mês de março.

Cotait mostrou, entre outras coisas, os resultados das mudanças realizadas na ACSP durante os últimos quatro anos, entre elas a abertura de novas empresas, o investimento em educação e formação profissional para o varejo por meio da criação da Faculdade do Comércio (FAC), o aumento da oferta de serviços aos empreenderes e a renovação estrutural das 15 distritais da ACSP, além da abertura de três novos escritórios de atendimento, que adequaram suas instalações para o atendimento de todas as regiões da cidade de São Paulo.

Além dos conselheiros, estiveram presentes vice-presidentes, diretores e membros do Conselho Superior, entre eles o primeiro vice-presidente, Roberto Mateus Ordine.

Cotait dividiu o crédito pelos bons resultados com todos os presentes, e contou um pouco da sua história na ACSP até chegar a assumir o cargo máximo da entidade.

“Comecei através da Distrital Pinheiros e ocupei várias funções durante as útimas décadas, mas o grande desafio foi assumir a presidência, em 2019, já que a situação financeira da nossa entidade não era boa”, comentou.

Cotait fez uma apresentação dos números e da evolução do caixa e das empresas da ACSP, como a ACCredito, o CRDC e, especialmente, a Boa Vista Serviços, que em 2020 realizou o seu IPO.

O mandatário falou também da FAC, que em três anos de existência já possui cerca de 1,6 mil alunos por todo o Brasil. Outra pauta da apresentação foi o projeto ‘Pateo 76’, espaço de inovação criado para o desenvolvimento de startups.

“Além dos projetos para o Varejo, Comércio Exterior e Distritais, minha gestão priorizou a educação e a inovação”, expressou Cotait.

O superintendente geral da ACSP e responsável pela operação da entidade, José Eduardo Nicolau, apresentou os números financeiros dos quatro anos da gestão de Cotait. Uma das conquistas neste sentido é a evolução do caixa da ACSP no período entre 2019 e 2023, o que representa uma situação bastante confortável se comparada à anterior. José Eduardo falou também sobre a importância de um orçamento que deve ser seguido à risca.

Em números de associados, por exemplo, o crescimento foi de 128%. Em 2019, a ACSP mantinha cerca de 4 mil associados. Atualmente, possui mais de 9,4 mil, com perspectiva de alcançar 10 mil associados até o final de 2023.

O presidente encerrou a reunião falando sobre as mudanças no Estatuto da ACSP. “Temos que garantir a continuidade do nosso projeto, que ainda não está totalmente terminado. O próximo presidente deve dar continuidade e completar esse projeto que não é meu, mas de todos vocês que fazem parte da ACSP”, concluiu.

Por ACSP