A cada ano que passa, os temas que envolvem sustentabilidade, especialmente sobre os riscos ambientais relacionados às mudanças climáticas, têm feito mais parte das preocupações e estratégias do setor privado. Mesmo parecendo um assunto para grandes empresas, o compromisso com essas causas precisa ser adotado por negócios de qualquer porte ou segmento.
Em 2018, o Brasil ocupou a posição de sétimo maior emissor de gás carbônico no mundo, de acordo com os números do SEEG (Sistema de Estimativa de Emissões de Gases de Efeito Estufa). Mas por que isso é tão ruim para o planeta? E o que as empresas têm a ver com isso?
Importância da redução de carbono para o planeta
Você já deve ter ouvido falar sobre a pegada de carbono, mas talvez não saiba o que isso significa. O nome designa um método utilizado para emissões de gases do efeito estufa durante processos como a fabricação de produtos, atividades agropecuárias, prestação de serviços, eventos e outras atividades. Na prática, os gases dióxido de carbono, metano, óxido nitroso, clorofluorcarbono e ozônio são convertidos em carbono, desencadeando o chamado efeito estufa.
Na verdade, toda atividade humana é responsável por emitir gases do efeito estufa, embora as indústrias, eventos de grande porte e latifúndios produzam a maior parte desses gases nocivos. Com a pegada de carbono, é possível avaliar os impactos que nossas atividades provocam na atmosfera e como isso interfere nas mudanças climáticas.
Basicamente, sem os esforços de toda a população mundial, o aquecimento global pode chegar ao final do século acima dos 2°C, o que deve reduzir o gelo do Ártico, aumentar o nível do mar e ameaçar a sobrevivência e qualidade de vida de todos os habitantes do planeta. Por isso, todo e qualquer esforço para virar o jogo é fundamental.
Consumidores valorizam práticas sustentáveis
Se o simples cuidado com o meio ambiente não é suficiente para estimular as empresas a desenvolverem ações voltadas à redução da emissão de carbono, existe outra motivação: os consumidores estão cada vez mais interessados em privilegiar a escolha de marcas engajadas na causa.
Um dos estudos mais recentes realizados pela agência de pesquisa norte-americana Union + Webster e divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) mostrou o quanto esse movimento de consumo está evidente. O levantamento apontou que 87% dos brasileiros preferem comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis. E mais: 70% dos entrevistados afirmaram que não se importam em pagar mais por isso.
Sustentabilidade na prática
Para Thiago Othero, coordenador de projetos do Instituto Ekos Brasil, organização voltada à preservação da biodiversidade e à promoção da sustentabilidade, há quatro pilares principais para que as instituições estejam preparadas para tratar as emissões de ponta a ponta em suas cadeias produtivas:
- Mensurar e divulgar suas emissões;
- Ter um objetivo de redução e adotar um plano transitório para uma economia de baixo carbono;
- Realizar investimentos financeiros para reduzir, mitigar e zerar emissões;
- Influenciar e educar o mercado a seguir os mesmos passos.
Estes são pontos de partida interessantes, mas em alguns casos, dificilmente aplicáveis para empresas de micro e pequeno porte motivadas a fazer melhorias.
Pensando nisso, listamos algumas ações que o seu negócio pode adotar no dia a dia para contribuir com a causa. Confira e avalie quais delas você pode começar a praticar desde já e quais podem ser experimentadas no futuro:
- Priorize parceiros e fornecedores que tenham responsabilidade ambiental em seus processos. Assim, você estimula o crescimento dessas empresas e contribui para que elas aumentem seu impacto social.
- Organize campanhas de redução de itens descartáveis. Você pode pedir que seus funcionários utilizem copos ou canecas próprias, por exemplo, e adotem práticas mais sustentáveis na rotina de trabalho.
- Se for possível, crie medidas para reduzir o gasto de insumos e de recursos como água e energia na sua empresa.
- Proponha programas de redução de uso de automóveis entre os colaboradores. Depois que a pandemia passar e todos voltarem ao escritório, uma alternativa interessante é estimular planos de caronas colaborativas. Se fizer sentido para a realidade do seu negócio, outras práticas como a instalação de bicicletário, chuveiros e vestiários para que os colaboradores utilizem bicicletas como meio de transporte também podem ser interessantes.
Segundo dados do Sebrar, no Brasil, 99% das empresas são de micro e pequeno porte. Juntas, elas podem fazer muito pelo meio ambiente e pela sociedade. E você? Já sabe quais são as próximas ações que vai adotar no seu negócio?
Por ACSP