Reforma Tributária é tema da 12ª Semana Paulista de Contabilidade

A palestra magna “Reforma Tributária – dicas e oportunidades no novo cenário tributário” do economista-chefe da Associação Comercial de São Paulo, Marcel Solimeo, abriu a 12ª Semana Paulista de Contabilidade (SPC) na quinta-feira (14). Promovido pelo Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), o evento no formato virtual tem como tema central a Reforma Tributária.

O economista do Instituto Gastão Vidigal da ACSP iniciou a palestra falando sobre a importância das Ciências Contábeis para sua vida profissional: “Tenho muito orgulho de participar desse evento porque sou um velho técnico de Contabilidade da Escola Barão de Mauá. As Ciências Contábeis foram à base de todo o meu trabalho”.

Em relação a PEC 45, o projeto de Reforma Tributária que está sendo discutido no Senado, o economista afirma que projeto foi aprovado de forma açodada na Câmara dos Deputados e representou um desrespeito ao cidadão, pois se a Constituição pode ser mudada com essa facilidade deixa de ser uma garantia o cidadão, e gera insegurança jurídica:

 “A Reforma Tributária em andamento foi na Câmara, sem que os parlamentares tivessem conhecimento prévio do que estavam votando.. Além disso, se colocada em prática, à nova tributação trará um aumento da burocracia durante a transição, que vai desorganizar a economia, além de elevar fortemente os impostos de muitos segmentos dos Serviços, que são grandes empregadores.”

Solimeo finalizou sua palestra lembrando que ainda existe uma expectativa de modificações no texto oriundo da Câmara que, pelo menos, reduza as principais distorções, mas, dificilmente , eliminará todos os problemas do novo modelo tributário. ”A carga tributária não deve diminuir, pelo contrário, deve aumentar. Somado ao período de transição cria uma insegurança jurídica que prejudica as decisões empresariais. Quem vai querer investir em um país que está com suas regras sem definição por 10 anos”.

Marcel Solimeo tem sido uma voz discordante e um crítico da Reforma Tributária aprovada na Câmara Federal. “Ele vem insistindo na necessidade de um projeto que realmente possa simplificar a vida dos empreendedores e empresários”. O economista também faz um trabalho com o Conselho de Altos Estudos de Finanças e Tributação da ACSP (CAEFT), desenvolvendo emendas que serão apresentadas ao senado federal para mudanças necessárias na reforma já aprovada.

O presidente da ACSP, Roberto Matheus Ordine também participou do evento compondo a mesa virtual, quando lembrou que o Sindcont-SP estará sempre ao lado dos profissionais contábeis e que é muito importante, para ele, participar do evento, que tem como objetivo tratar das perspectivas e das novidades que serão colocadas, em prática, assim que a reforma tributária, atualmente em análise no Senado Federal, for transformada em lei.

 

Por ACSP