Restaurantes na pandemia: como proporcionar uma experiência única no delivery

Desde que a pandemia do coronavírus chegou ao Brasil, há mais de um ano, empresas de diferentes portes e segmentos tiveram que adaptar a sua rotina e o modelo de entrega dos seus produtos. No caso dos restaurantes, uma tendência ganhou muita força nesse cenário: o delivery.

De acordo com dados do setor, só entre março e abril do ano passado, quando as medidas de isolamento começaram a ser adotadas no país, a quantidade de pedidos de entrega de refeições teve um aumento impressionante: 975%.

Por trás desses números existem diferentes realidades; que vão desde estabelecimentos que já estavam acostumados a trabalhar com o delivery a comércios que nunca haviam adotado esse modelo e precisaram adotar a prática às pressas. E os desafios não param por aí: mais do que fazer a comida chegar à casa dos clientes e manter o comércio funcionando, os restaurantes precisaram pensar em como proporcionar uma boa experiência ao consumidor nesse formato.

Sua empresa também entrega refeições por delivery? Como você avalia a qualidade do serviço que está oferecendo aos seus clientes hoje? A seguir, listamos alguns pontos que merecem atenção se você deseja entregar uma experiência positiva ao seu público. Confira:

Agilidade
Ao pedir uma refeição em casa, os consumidores normalmente buscam praticidade, o que combina com agilidade na entrega. Além disso, quanto mais rápido o pedido chegar, mais próximas da temperatura ideal as refeições estarão — o que influencia diretamente a percepção de qualidade em relação aos produtos oferecidos pelo seu estabelecimento.

É muito importante que o tempo de entrega de um estabelecimento que atende por delivery seja o mais curto possível. Esse cuidado mostra aos clientes que a empresa se preocupa com eles. Fique de olho nos feedbacks dos clientes em relação ao tempo de entrega e, se necessário, faça uma revisão dos processos para aprimorar a qualidade do serviço. 

Preço atrativo
Não dá para negar: o preço dos produtos influencia muito a decisão de compra do consumidor. Por isso, é importante estabelecer um preço condizente com o produto oferecido e que, ao mesmo tempo, seja competitivo no mercado.

É importante lembrar que o peso do produto sempre terá mais importância na primeira compra, já que o consumidor não conhece o seu produto. Para atravessar esse obstáculo e tornar o seu comércio mais competitivo, oferecer descontos no primeiro pedido pode ser uma excelente estratégia.

Apresentação e qualidade do produto

Esse é, sem dúvida, outro ponto muito importante, capaz de gerar uma experiência positiva e única para o seu público mesmo com uma refeição recebida em casa. Hoje, os grandes aplicativos de delivery, como iFood e Uber Eats, permitem que o consumidor observe todas as características visuais dos produtos oferecidos ali. Pensando nisso, tão importante quanto caprichar na foto para estimular o desejo de compra é preparar refeições que correspondam às expectativas dos clientes. Aí, é meio caminho andado para fidelizar o público.

Lembre-se também que nessas plataformas existem milhares de estabelecimentos com ofertas interessantes, então a sua empresa também precisa encontrar meios de se destacar. Uma boa dica nesse sentido é preparar boas descrições dos produtos, incluindo os ingredientes das receitas e suas qualidades.

Além desses detalhes, fique atento à qualidade das embalagens dos produtos. Muitos estabelecimentos deixam essa preocupação em segundo plano, mas elas podem influenciar e muito a forma como o produto chega até o consumidor.

Preocupação genuína com os clientes 

Os aplicativos de entrega de comida também permitem que os clientes deixem uma classificação e comentários sobre os produtos recebidos. Esse recurso pode ser muito importante para colher feedbacks e implementar melhorias nos processos e produtos da sua empresa. Se possível, reserve um tempo para responder esses comentários, sejam bons ou ruins, e mostrar para o público que a sua empresa está atenta à opinião deles.

Que outra dica você daria para uma empresa que está se adaptando ao modelo de delivery? Esperamos que este artigo tenha te ajudado de alguma forma. Conhece alguém que gostaria de receber essas orientações? Compartilhe o link desta publicação e aguarde os próximos conteúdos que traremos para você!

Por ACSP