Ronaldo Caiado: o crime organizado coloca em xeque nossa democracia

São Paulo, 9 de outubro de 2023. O governador Ronaldo Caiado participou nesta segunda-feira (9) da reunião do Conselho Político e Social da ACSP, coordenado pelo ex-senador Heráclito Fortes. Caiado foi recebido pelo presidente Roberto Mateus Ordine, que fez uma breve saudação ao governador lembrando sua importância como político e administrador. Além do presidente e do coordenador do COPS também fizeram parte da mesa o presidente da Facesp e da CACB, Alfredo Cotait Neto e o ex-presidente Rogério Amato.

Ronaldo Caiado, que está em seu segundo mandato no Governo de Goiás, apresentou alguns dados da sua gestão, lembrando que quando assumiu, o estado passava por uma crise financeira que foi administrada com providências e decisões muito duras, que incluíram cortes de gastos na máquina pública e implantação de um regime de recuperação fiscal e compliance para garantir a transparência.

No entanto, o principal foco do governador na sua gestão foi a segurança pública. “Não podemos oferecer um bom trabalho em áreas fundamentais como educação e saúde se não cuidarmos da segurança das pessoas. Quando cheguei ao governo, havia um clima de total insegurança e medo com muitos roubos, assaltos a banco e atuação de quadrilhas do Novo Cangaço”.

Nos últimos anos, o governador promoveu uma série de reformas na polícia, integrando o trabalho de inteligência com o policiamento de rua, valorização do policial com salários compatíveis e atualização de equipamentos. Para Caiado, "o crime organizado coloca em risco a governabilidade e o Estado Democrático de Direito. As empresas, o comércio e a economia em geral são fatalmente atingidas pela insegurança e pela ocupação de território pelo crime organizado. Precisamos combater o crime com seriedade em parceria com o judiciário e o legislativo”.

Caiado apresentou dados sobre a criminalidade em Goiânia que, em alguns itens, por conta das reformas na segurança pública, a redução foi de 100%. O governador ainda respondeu os questionamentos dos membros do COPS e lembrou que a ACSP liderou campanhas importantes na Câmara Federal e no Senado, afirmando que “temos que unir forças para garantir um ambiente mais seguro para todos”.

Veja as fotos: flic.kr/s/aHBqjAXPoC

Por ACSP