Saiba como precificar seus produtos corretamente

A precificação é um processo muito importante para assegurar a permanência de uma empresa no mercado, manter a saúde financeira do negócio em equilíbrio e estimular a competitividade dos produtos e serviços oferecidos. 

No entanto, nem todo empresário tem facilidade para definir preços. Na prática, eles não podem ser altos demais, para não desestimular a compra, nem muito baixos, pois a empresa precisa cobrir seus custos e lucrar. 

Se você também tem dúvidas sobre esse assunto, separamos neste conteúdo algumas orientações que podem te ajudar. 

 

Custo por unidade 

O primeiro passo para uma boa precificação é saber quanto você gastou para produzir ou comprar cada unidade do produto comercializado. Considere o custo da matéria-prima, o tempo de produção de cada unidade, mão de obra e outras despesas. 

Quando se trata de serviços, o ideal é calcular o tempo médio gasto para cada atividade e determinar um preço que cubra os minutos ou horas trabalhados. É necessário cobrir todo o custo e garantir uma margem de lucro. 

 

Despesas totais 

Depois, é preciso considerar todas as despesas da empresa. Defina os custos fixos (aqueles que devem ser pagos independentemente do faturamento, como folha de pagamento e aluguel) e variáveis (que são esporádicos e relacionados ao volume de vendas). 

 

Margem de lucro 

Defina uma margem de lucro para o seu negócio e respeite essa porcentagem. Se notar que um item dá prejuízo, avalie a possibilidade de tirá-lo do estoque, mas não deixe que as oscilações no desempenho da sua empresa façam com que os preços variem toda hora — o que pode espantar o consumidor. 

 

Estudo de mercado e adequação

Antes de definir ou revisar os preços dos seus produtos e serviços, faça uma pesquisa minuciosa dos seus principais concorrentes. Procure saber o quanto eles vendem, por quanto seus produtos e serviços são comercializados e qual é o perfil do público consumidor de cada marca.  

Assim, você conseguirá descobrir se os preços que está praticando estão dentro da média do mercado. Se notar que estão muito superiores aos dos concorrentes, analise a situação com calma e trace uma estratégia para não ficar com o estoque parado caso não venda o volume previsto. Por isso, se tiver uma margem alta, considere reduzir o valor.

Por outro lado, se a margem estiver apertada, talvez o produto não seja o mais adequado para a venda, mas você ainda pode pensar em alternativas para ganhar competitividade. Uma opção é reduzir a margem de um item A, aumentar essa diferença no produto B  e oferecer os dois juntos. 

O princípio básico da precificação é garantir que a sua empresa tenha lucratividade, ou seja, ganhe mais do que gastar. Assim como a margem de contribuição e lucro, o preço deve começar a ser definido pela apuração de custos de produção ou repasse. Isso significa que todos os custos fixos, variáveis e as despesas devem constar no valor final de um insumo no mercado. O pensamento pode ser resumido a esta fórmula: 

Custo + Lucro + Despesas variáveis = Preço de venda

Para formar seu preço final, considere tudo o que você gasta para que seu produto fique pronto, incluindo até mesmo aqueles custos que parecem irrisórios. Precisou se deslocar para comprar matéria-prima? Pagou frete na entrega? Nada disso deve ficar de fora dos cálculos.

No início, a precificação pode parecer um problema enorme, mas esse processo é fundamental para que uma empresa alcance sucesso financeiro. Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você e esclarecido suas principais dúvidas sobre o assunto. Bons negócios! 

Por ACSP