Saiba quais são os 7 indicadores financeiros mais importantes para o sucesso da sua empresa

Todo empreendedor que almeja ter sucesso precisa conhecer indicadores financeiros. Eles dão uma espécie de diagnóstico da sua empresa e indicam se você está no caminho do crescimento ou se é preciso rever os rumos do seu negócio.

Mas, afinal, você sabe quais são as principais métricas que você precisa acompanhar? A seguir, listamos sete opções entre as mais importantes. Confira:

 

1 - Faturamento

Para descobrir o faturamento da sua empresa, é preciso somar todos os valores obtidos com as vendas em um determinado período, geralmente mensal ou anual.

Há dois tipos de faturamento que podem ser calculados no seu negócio. Para obter o faturamento bruto, multiplique o preço de venda dos produtos ou serviços comercializados pelo total de unidades vendidas no período escolhido.

Para descobrir o faturamento líquido, considere o faturamento bruto menos as deduções de vendas (compras devolvidas e canceladas) e os impostos cobrados sobre cada operação.

 

2 - Lucro

O alvo de todo empreendedor é conseguir lucro, mas muitos não sabem que este indicador também pode ser medido na forma bruta ou líquida.

Para calcular o lucro bruto, considere a receita total da empresa menos os custos diretos e indiretos ligados à produção dos bens ou serviços comercializados.

Já o lucro líquido revela a quantia que restou para a empresa depois de subtrair todos os gastos possíveis do faturamento, e é calculado a partir desta fórmula:

Lucro líquido = receita total - custos e despesas totais

 

3 - Margem de lucro

A margem de lucro é o percentual que a empresa adiciona aos custos totais de um produto ou serviço. Com ele, é possível definir o quanto se pretende lucrar sobre cada venda.

Assim como os outros indicadores financeiros, a margem de lucro pode ser calculada nas versões bruta e líquida.

Margem bruta = Lucro bruto / Receita líquida x 100

Margem líquida = Lucro líquido / Receita líquida x 100

É importante lembrar que o lucro líquido é o faturamento - custos - despesas operacionais - despesas financeiras - impostos diretos.

 

4 - Margem de contribuição (margem bruta)

A margem de contribuição, também chamada de ganho bruto sobre as vendas, é o que fica para a empresa depois de pagar os custos de produção e os impostos sobre os produtos e serviços, ou seja, as despesas variáveis.

Essedinhe iro restante é usado para pagar os gastos fixos da empresa, como aluguel, funcionários, manutenção, etc, além de estabelecer o lucro do negócio para o empreendedor e seus sócios.

Ainda ficou com dúvida? Para descobrir a margem de contribuição da sua empresa, utilize a seguinte fórmula:

Margem de contribuição = faturamento - (custos relacionados à produção + despesas relacionadas à produção)

 

5 - Lucratividade

A lucratividade revela quanto uma empresa realmente ganhou em relação a tudo o que recebeu.

Isso porque, quando um negócio faz uma venda, o preço cobrado não é totalmente destinado à empresa, tendo em vista que há custos com mão de obra, estrutura, fabricação ou compra. Então, a lucratividade serve para entender a relação entre o valor do lucro líquido e o valor das vendas em percentual.

A fórmula utilizada para o cálculo é:

Lucratividade = lucro líquido / receita líquida x 100

 

6 - Rentabilidade

Muita gente confunde rentabilidade e lucratividade, mas não são a mesma coisa.

A lucratividade mostra o que a empresa ganhou em relação a tudo o que recebeu. Já a rentabilidade compara seus ganhos aos investimentos realizados no negócio.

Assim, a rentabilidade indica o quanto a empresa é capaz de gerar retorno a partir do capital investido em determinados ativos, por meio desta fórmula:

Rentabilidade = Lucro líquido / Investimento x 100

É importante ressaltar que, na fórmula, investimento não é o capital social aplicado na companhia, mas representa todo o investimento que foi feito em máquinas, equipamentos e outros ativos que estejam relacionados à produção.

 

7 - Tíquete médio

O tíquete médio mostra quanto o seu negócio fatura por cliente, ou seja, quanto cada consumidor gasta em seu estabelecimento. O cálculo é bem simples: basta dividir o faturamento total da empresa pelo número de vendas do período.

Você também pode calcular o tíquete médio de determinado produto, serviço ou categoria, de acordo com a necessidade da sua empresa. Na prática, esse indicador é muito interessante para fazer o planejamento de vendas do negócio e entender se faz mais sentido aumentar o gasto por cliente ou atrair novos clientes, por exemplo.

E você? Já sabia a importância de acompanhar estes indicadores financeiros na sua empresa? Lembre-se: quanto mais você entender os números do seu negócio, mais fácil será ter um diagnóstico completo da saúde financeira da empresa e tomar decisões cada vez melhores.

Por ACSP