
O secretário do Verde e do Meio Ambiente da cidade de São Paulo (SVMA), Rodrigo Ashiuchi, foi o palestrante convidado da reunião do Núcleo de Estudos Socioambientais (NESA), do Conselho de Política Urbana (CPU), da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Realizado na terça-feira (8), na sede da entidade, o encontro abordou o tema “Projetos e Ações Rumo a Uma Cidade Mais Resiliente e Sustentável”. A palestra trouxe uma série de novas ações e projetos que estão sendo desenvolvidos pela secretaria do Verde e do Meio Ambiente, que resultarão em importantes mudanças nas políticas ambientais para o município.
A reunião foi conduzida pelo coordenador executivo do NESA, Alessandro Azzoni, que fez a abertura agradecendo a presença do secretário e destacando o seu trabalho à frente da secretaria. Ashiuchi é Engenheiro de Controle e Automação, com especialização em Gestão Pública, sendo eleito prefeito de Suzano, em 2016, onde criou o Parque Municipal de Conservação Ambiental, pela conquista do Licenciamento Ambiental e do selo "Amigo do Meio Ambiente".
Meio ambiente e desenvolvimento
Abrindo a palestra, o secretário lembrou a importância do empresariado e da parceria entre o poder público e a iniciativa privada. “A ACSP é uma entidade fundamental para o empreendedorismo e desenvolvimento da cidade de São Paulo”, disse.
O secretário compartilhou os dados sobre o crescimento das empresas, desenvolvimento da cidade e o impacto no meio ambiente e na população como um todo. Para ele, “é importante trabalhar tendo como referência eixos que contemplem o crescimento econômico e o meio ambiente: matriz energética limpa, mobilidade sustentável, planejamento urbano, gestão de resíduos e preservação ambiental”.
“São Paulo tem 26% de área preservada, que não poderá mais ser desmatada. Estamos trabalhando para entregar novos parques, lembrando que essa gestão já entregou 12. Vamos ampliar a infraestrutura em novas áreas”, falou.
O secretário destacou também o investimento que está sendo feito no uso dos ônibus elétricos e de combustível sustentável. “É uma redução importante de emissão de carbono. Além do ônibus elétrico, estamos usando ônibus com combustível biometano, que reduzem em 86% a emissão de gás carbônico”.
Outra ação importante é o inventário verde da cidade de São Paulo, um mapeamento das árvores da cidade que, segundo o secretário, será feito com método. “Vamos utilizar uma tecnologia que vai permitir, inicialmente, cobrirmos dez regiões. Em dois anos, teremos uma avaliação de todas as regiões da cidade”.
Reciclagem
A coleta seletiva é outra questão importante, mas que também depende da separação do lixo para reciclagem feito pelos próprios moradores em suas casas. “Estamos avançando na conscientização da população em relação à coleta e contamos com a ajuda da ACSP para conscientizar o comércio e as empresas em geral”.
O secretário discorreu sobre o PL 2.159/2021 - Lei Geral do Licenciamento Ambiental - que propõe maior celeridade e uniformiza os processos ambientais e que exigirá um preparo da administração e da sociedade para sua aplicação.
“A lei existe e deve ser considerada, inclusive, os problemas que ela pode acarretar. De qualquer forma, teremos um orçamento por volta de 40 bilhões de reais para os próximos anos em São Paulo, que será apresentado na COP30. Isso revela a importância que o tema meio ambiente tem para todos nós”.
Ashiuchi encerrou sua palestra destacando mais uma vez a importância da ACSP no esforço de fazer de São Paulo uma cidade voltada para o meio ambiente. “Em todos os aspectos, São Paulo tem um ecossistema diverso”, completou.
Parcerias
O coordenador do NESA, Alessandro Azzoni, comentou a apresentação do secretário e falou sobre as mudanças e os resultados que a secretaria vem apresentando, além de agradecer mais uma vez a presença de Ashiuchi e colocando a sua área totalmente à disposição da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente.
O evento contou também com a participação on-line do coordenador do CPU, Antonio Carlos Pela, que fez questão de falar sobre o trabalho da secretaria. Ele solicitou ao secretário que os processos sobre meio ambiente na cidade sejam analisados de forma mais rápida.
Ashiuchi respondeu que já foi criada uma equipe dedicada a reduzir a burocracia na aprovação dos projetos. No final, o palestrante propôs uma aproximação ainda maior da ACSP com a SVMA, enviando propostas e novos projetos.
Veja as fotos: flic.kr/s/aHBqjCkNhU
Por ACSP - 10/07/2025