São Paulo, 28 de julho de 2023.
O Secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Cardinale Branco, foi o convidado da reunião do Conselho de Política Urbana(CPU) na quarta-feira, na sede da entidade.
Na ocasião, houve uma conversa sobre a revitalização do centro da cidade, que visa o incentivo a moradias e estabelecimentos comerciais.
Acompanhado do presidente do CDHU, Reinaldo Iapequino, o secretário foi recebido pelo presidente da ACSP, Roberto Mateus Ordine e pelo coordenador da CPU, e vice-presidente Antonio Carlos Pela.
Ordine abriu a reunião dizendo que “os projetos para a revitalização do centro são sempre muito importantes e que trazem a necessária alegria e uma nova perspectiva para a região central da cidade.”
Projeto multiuso
O Secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação fez uma apresentação prévia sobre o projeto que deve estar concluído no mês agosto: “a proposta é utilizarmos a infraestrutura e os imóveis da região central para trazermos moradores de diferentes perfis, não só da classe mais popular”. Marcelo Cardinale Branco destacou ainda: “Também pensamos na diversidade do uso dos imóveis que vamos utilizar nesse projeto, criando centros comerciais e de serviços, visando atrair mais público para garantia da revitalização e a sustentabilidade de uma nova realidade para o local”, fundamentou.
O presidente do CDHU, Reinaldo Iapequino, apresentou os principais pontos do projeto e alguns imóveis da região do centro histórico, já escolhidos ou em negociação, os quais serão utilizados nas ações de revitalização. “Escolhemos imóveis representativos da área central e que poderão ser incluídos em projetos de Parceria Pública Privada (PPP), tanto em relação às áreas comerciais como dedicados a prédios para moradia”. afirmou.
Antonio Carlos Pela encerrou o encontro reafirmando a importância da ACSP continuar envolvida e apoiando a revitalização do centro de São Paulo: “Estamos cientes de que, para melhorar esse cenário, é necessário que haja uma parceria entre entidades, poder público, empresários e o setor privado. Em fevereiro de 2022, a ACSP assinou um acordo de cooperação técnica com a Prefeitura de São Paulo para a construção do Núcleo de Convivência para Adultos em Situação de Rua”, relatou. “Nosso objetivo é apoiar a construção de novas unidade desse Núcleo, que é um local onde os moradores de rua, cadastrados, recebem as principais refeições do dia e dispõem, ainda, de espaço para banho, higiene, lavagem de roupas e assistência social. Tudo bem pensado para oferecer dignidade para quem está desamparado e sem expectativas”, valorizou o coordenador do Conselho de Política Urbana.
Vejas as fotos da reunião:
Por ACSP