
Na quarta-feira (6), o Núcleo de Turismo e Comércio (NUT), do Conselho de Política Urbana (CPU) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), realizou, na sede da entidade, a palestra “Made In SP”. O evento contou com as exposições de Caio Luiz de Carvalho, ex-ministro de Esportes e Turismo do governo FHC e diretor-geral de Comunicação e Assuntos Corporativos do Grupo Bandeirantes e do Canal Arte 1, e Fabio Zelenski, diretor de marketing da Fundação 25 de Janeiro.
Carvalho iniciou a palestra abordando a importância do turismo para a economia do Brasil, classificando o setor como uma "indústria que processa recursos naturais, culturais e humanos de forma articulada e planejada”, gerando emprego e oferecendo dignidade às pessoas em um País com tantas carências sociais.
Ele ainda enfatizou que o turismo é o grande produto de exportação do Brasil, sendo o comércio um ator fundamental na cadeia produtiva da categoria, além de apontar a necessidade de criar cenários dignos aos cidadãos e engajar os jovens em projetos que desenvolvam o centro de São Paulo, apontado pelo orador como um grande atrativo turístico.
Ao falar sobre os desafios relacionados à gestão pública e ao desenvolvimento do turismo, Carvalho lamentou a descontinuidade das iniciativas nas trocas de governo que, em alguns casos, impede a implementação eficaz de planos para o turismo. “O grande problema do turismo, no setor público, é que, muitas vezes, ele é dado como um cargo político, nem sempre é um técnico, e não tem continuidade [das ações]”.
O palestrante também falou sobre a Lei Cidade Limpa, que, atualmente, está em discussão para mudanças na Câmara Municipal de São Paulo. Carvalho lembrou que ela foi uma conquista importante, transformando a poluição visual em um ambiente urbano mais organizado. Ele disse ser possível debater alguns aspectos, mas ressaltou que a essência da lei precisa ser preservada para garantir um espaço urbano mais diversificado e funcional.
Em seguida, Zelenski iniciou a sua apresentação explicando como funciona e os objetivos da Fundação 25 de Janeiro. A entidade visa promover a cidade como um destino turístico e de negócios, por meio da captação de eventos, capacitação de profissionais do setor e promoção do destino.
A ideia é atrair grandes eventos para São Paulo, movimentando o setor de hotelaria, comércio, e serviços turísticos, trazendo benefícios à cadeia produtiva, e capacitar com cursos e treinamento os profissionais que atuam diretamente no turismo, como, por exemplo, taxistas e funcionários de hotéis, para receberem adequadamente os visitantes. Além disso, a Fundação realiza campanhas e participa de feiras e eventos para apresentar São Paulo como um destino atrativo para turistas e organizadores de eventos.
Sobre o selo “Made in SP”, foi lançado no dia 30 de maio deste ano, no Expo Fórum Visite São Paulo 2025, sendo uma iniciativa da Fundação 25 de Janeiro junto à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP). Seu objetivo é valorizar, mediante o uso da marca “Made in SP”, a origem e a autenticidade dos produtos e serviços produzidos na cidade para fomentar a economia paulista, por meio do turismo e da promoção de produtos locais.
“A gente quer mostrar o que é único de São Paulo, quanto nos seus produtos, quanto nos seus serviços, no atendimento que nós temos aqui”, disse Zelenski. “Mostrar a qualidade e a confiança que esses produtos e serviços possuem pelo fato de serem feitos e experienciados aqui em São Paulo”.
Para Antonio Carlos Pela, vice-presidente da ACSP e coordenador do CPU, “o debate em torno desse tema [selo Made in SP] é fundamental para ampliarmos nosso conhecimento sobre o movimento e fortalecer sua divulgação de forma que a iniciativa ganhe ainda mais relevância”.
“Está na hora da gente ver os outros setores e as outras economias que favorecem a economia dos viajantes para poder participar. São 52 setores, ou mais, mais de 570 atividades diferentes que incentivam o turismo”, destacou Virgílio Nelson da Silva Carvalho, coordenador-adjunto responsável pelo NUT.
Veja as fotos: flic.kr/s/aHBqjCpWQ5
Por ACSP - 06/08/2025