Semana Brasil: como aproveitar a nova data do varejo?

No dia 3 de setembro, começa a segunda edição da Semana Brasil, coordenada pelo Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) em parceria com o Governo Federal.

Desenvolvida em 2019, a iniciativa tem o intuito de movimentar e fortalecer a economia brasileira. Isso porque, com a falta de uma data comercial, o mês de setembro normalmente apresenta índices de vendas mais baixos.

A ideia é que, neste período, milhares de lojistas em todo o país passem a oferecer grandes descontos para atrair a atenção dos consumidores — como na Black Friday, por exemplo. No ano passado, segundo a Ebit/Nielsen, as vendas online cresceram 41% durante a Semana Brasil em relação ao mesmo período de 2018. Já no varejo, o consumo cresceu mais de 11%.

Embora a proposta conte com a adesão de grandes varejistas do país, os comércios menores também podem pensar em estratégias para vender mais nesta data.

Afinal, como aumentar as vendas na Semana Brasil?

Assim como em outras datas comemorativas, a Semana Brasil pode trazer bons resultados e dar um fôlego às vendas — especialmente em um ano em que a atividade comercial foi intensamente impactada pela crise. Fique de olho nessas ações:

Selecione produtos de alta demanda

Não adianta concentrar esforços em produtos e serviços que não despertam o interesse do consumidor. Por isso, o primeiro passo para conseguir um bom desempenho na Semana Brasil é oferecer produtos de alta demanda.

Procure entender quais são os itens mais procurados pelo público da sua empresa e fique atento ao que a concorrência está fazendo.

Ofereça descontos de verdade

No Brasil, o consumidor é especialmente atento em relação às promoções oferecidas em datas comemorativas. Depois de alguns anos no país, a Black Friday, por exemplo, chegou a ficar conhecida como “Black Fraude”, já que muitos lojistas usavam a data para oferecer descontos maquiados.

Se você deseja se destacar na Semana Brasil, precisa praticar promoções realmente boas, ou seu público pode procurar outra loja.

Para isso, você pode aplicar grandes descontos em itens estratégicos e aumentar o ticket médio com kits de produtos. Mas não se esqueça: nesse processo, é muito importante ter um bom planejamento das ofertas para evitar prejuízos financeiros.

Reforce seu estoque

Outro requisito para um bom desempenho na campanha é ter um bom estoque. Em datas, que visam atrair a atenção de mais consumidores, é importante que o seu negócio esteja preparado para atender uma demanda maior e fidelizar clientes para o ano todo. 

Anuncie em diferentes canais

Diversificar os canais de venda é mais uma forma de conseguir resultados positivos na Semana Brasil. Ao expor seus produtos em mais de uma vitrine — seja ela física ou virtual—, você aumenta as chances de venda.

Na internet, por exemplo, além do site da empresa, utilize as redes sociais para divulgar suas ofertas. Os marketplaces também são uma alternativa para ganhar visibilidade, pois recebem muitas visitas todos os meses e não cobram muito para anunciar seus itens — alguns, inclusive, recebem apenas uma tarifa sobre itens já vendidos.

Leia também | O que é um marketplace e como ele pode ajudar a sua empresa?

Como mostramos, a Semana Brasil pode ser uma ótima oportunidade para aumentar as suas vendas em setembro e estreitar o relacionamento com os seus clientes para fazer bons negócios o ano todo. Então, prepare-se: ainda dá tempo de colocar as dicas em prática!

 


Por ACSP