Shadowban: como ele atrapalha o alcance da sua empresa no Instagram?

Não é segredo para nenhum empreendedor que as redes sociais podem ser grandes aliadas do desenvolvimento da empresa. Mas, para isso, é preciso entender muito bem como elas funcionam.

Entre as opções mais populares — e rentáveis — da atualidade está o Instagram. Mais que um canal de vendas, a mídia é uma opção interessante para gerar conteúdos de engajamento e fortalecer as marcas.

Mas nem tudo são flores: depois de um tempo de uso, muitas empresas notam que, de vez em quando, o alcance das suas publicações cai. É uma espécie de “bloqueio temporário” sem explicação que impede o desempenho das postagens. Você já passou por isso?

Os sinais normalmente são parecidos: publicações canceladas, stories bloqueados, redução do número de seguidores e poucas curtidas. Como consequência, o usuário logo percebe que o engajamento das publicações no Instagram já não é o mesmo — e as causas podem ser diversas.

Uma das explicações para isso leva o nome de shadowban, termo que, em inglês, significa “banir às escondidas”. Isso porque essa prática não é assumida pela plataforma.

Especialistas em redes sociais tentam desvendar esse fenômeno e entender por que ele acontece. Mas isso não é tão fácil, já que os algoritmos das redes sociais mudam o tempo todo, junto com os critérios que fazem uma página se desenvolver ou não.

Mas, afinal, quando surgir a desconfiança, como saber se o seu perfil está “bloqueado”? Em entrevista ao Diário do Comércio, Danielle Pessanha, especialista em mídias sociais, deu uma dica valiosa.

Faça o teste: poste uma publicação com apenas uma hashtag usada frequentemente e peça a um perfil ou mais que estão em sua lista de seguidores buscarem por ela na página de explorar. Se não aparecer para ninguém, seu perfil realmente não está entregando conteúdo, mas se ao menos uma delas encontrar, então está tudo certo, revela a especialista.

Depois de entender o que é o shadowban, você deve estar se perguntando o que pode fazer para evitar que a sua empresa seja vítima desse bloqueio, não é mesmo? A seguir, separamos algumas dicas para te ajudar:

1 - Não utilize robôs para aumentar o número de seguidores

Algumas contas comerciais utilizam robôs para curtir, comentar e aumentar seguidores, mas, além de não trazer resultados efetivos, essa prática aumenta as chances de a sua página cair em shadowban. O Instagram deixa claro que seu algoritmo trabalha para eliminar contas falsas e atividades de robôs no aplicativo.

2 - Fique de olho no “excesso de interações”

Outra estratégia bastante usada para crescimento rápido é curtir vários posts ao mesmo tempo e seguir vários perfis em poucas horas ou num dia só para chamar a atenção de mais usuários. Esse tipo de comportamento pode sugerir ao Instagram que você está usando um robô e levar seu perfil ao banimento.

3 - Utilize as hashtags com cautela

Alguns posts utilizam dezenas de hashtags e algumas vezes, excedem o limite de 30 termos permitido pelo Instagram. A estratégia desses perfis é justamente tentar burlar o sistema e usar 30 hashtags em um comentário e outras 30 em outro comentário. Não é uma boa ideia!

4 - Evite comportamentos que gerem denúncia

Se o perfil da sua empresa for denunciado por vários usuários, ele também estará na mira do Instagram. Por isso, fique atento e siga as regras da rede social nesse momento e evite publicações muito polêmicas ou que podem ser mal interpretadas pelos seus seguidores, levando-os a denunciá-lo.

Gostou dessas dicas? Esperamos que ela possa te ajudar a nortear o comportamento da sua empresa nas redes sociais para evitar o banimento e atrair um público cada vez maior e mais qualificado!

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Por ACSP