
A deputada federal e candidata à Prefeitura de São Paulo, Tabata Amaral (PSB), foi a primeira convidada do tradicional Ciclo de Debates ACSP, realizado na quinta-feira (15), na sede da entidade. No evento, a pessebista apresentou suas propostas para a capital paulista, seguida de uma sessão de perguntas e respostas com dirigentes da Associação Comercial de São Paulo.
Na abertura do encontro, o presidente da ACSP, Roberto Mateus Ordine, elogiou a trajetória da palestrante e enalteceu o protagonismo feminino alcançado recentemente. “Tive a oportunidade de conhecer o currículo de Tabata Amaral, que demonstra seu esforço e, principalmente, o empenho da mulher que, ao longo desses últimos anos, desempenha um papel preponderante na sociedade”, disse.
A candidata iniciou sua apresentação dizendo que duas coisas a trouxeram ao Ciclo de Debates ACSP: a primeira é sua origem e os valores que carrega, relatando ser “uma filha orgulhosa da periferia de São Paulo” – ela vem da Cidade Ademar, na Zona Sul. Além disso, expressou sua admiração por ser “filha de nordestinos que, assim como tantos trabalhadores desta cidade, de todas as partes do mundo, do Brasil inteiro, vieram para cá construir São Paulo”.
Tabata também pontuou a importância da educação em sua vida, sendo ex-aluna da escola pública, destacando que ela foi fundamental para abrir oportunidades que não estavam disponíveis para muitos que cresceram em sua comunidade. “Se eu estou aqui hoje, é porque uma professora de matemática me apresentou as Olimpíadas de Matemática, e isso me fez conhecer outra São Paulo que, inicialmente, não foi desenhada para mim”.
O outro fator que a trouxe ao evento foi a chance de falar sobre oportunidades e desigualdade, temas que a deputada conseguiu abordar graças ao acesso que teve por meio da educação. “A educação abriu possibilidades para mim que, infelizmente, não foram apresentadas a muita gente de onde eu nasci”, enfatizou. “Eu já perdi muitas pessoas para o crime e drogas; vi jovens, filhos de amigas da minha mãe, que perdemos com 13 e 14 anos. Minha vida é um testemunho vivo do que uma oportunidade pode fazer na vida de um jovem e de uma criança”.
Em seu discurso, apontou que os motivos que a levaram a se candidatar ao cargo de deputada federal foram a necessidade de cuidar de quem mais precisa, mas também recompensar quem batalha. “Garantir que este país, São Paulo, seja, de fato, a terra de oportunidades. Que aqui vale a pena estudar, se esforçar, acordar de madrugada e trabalhar aos finais de semana”.
Sobre seu mandato no Congresso, Tabata listou alguns de seus projetos, entre eles o Marco Legal das Startups, para aprimorar e alavancar a modernização do ambiente de negócios. "Porque eu acredito que o empreendedorismo e a inovação podem, inclusive, ajudar muito o setor público", salientou. Também falou dos projetos voltados para mudanças climáticas, compra de absorventes higiênicos para escolas públicas, a garantia de que professores fossem vacinados durante a pandemia, além da proposta para que quem tem formação técnica possa reaproveitar esses créditos e fazer uma faculdade em um período menor.
Além disso, frisou o Pé-de-Meia, do qual foi autora do Projeto de Lei que culminou na criação do programa. Trata-se de uma ação de incentivo financeiro-educacional voltada a estudantes matriculados no Ensino Médio público beneficiários do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), que funciona como uma poupança destinada a promover a permanência e a conclusão escolar desses alunos.
“Esse é um projeto que fizemos com economistas, os mais liberais, e eles defendem o Pé-de-Meia. Porque mostramos, fazendo as contas, que pagar 200 reais por mês, colocando mil reais numa poupança, para que o jovem de baixa renda não desista da educação, traz retorno para a sociedade”.
Sobre as propostas para a cidade de São Paulo, na área da educação, pretende alfabetizar 100% das crianças na idade certa, implementar escolas em tempo integral, aumentando a carga horária de inglês e introduzindo disciplinas como robótica e programação, além de oferecer intercâmbios para os melhores alunos das escolas municipais. “Eu viajei pelo Brasil, viajei pelo mundo, trabalho com educação há mais de 10 anos. Dá para fazer”, disse.
Para o empreendedorismo, a pessebista pretende desburocratizar o processo de abertura de negócios, tornando-o mais simples e acessível, oferecer um ano de isenção de impostos para pequenos empreendedores que participem de capacitações e desenvolver polos tecnológicos e distritos voltados para a economia criativa em diferentes zonas da cidade.
Na saúde, seu plano de governo inclui arrumar a estrutura de saúde, garantindo a disponibilidade de medicamentos, reduzindo o tempo de espera para atendimentos e integrando dados de saúde para melhorar a eficiência do sistema. “Um terço das consultas que são marcadas, as pessoas faltam. Em uma cidade onde o tempo de espera na fila aumentou em mais de 50%, e onde há quase 500 mil pessoas esperando por algum atendimento”, destacou.
Em relação à segurança, Tabata propõe estabelecer centros de segurança em cada subprefeitura, promovendo a colaboração entre as forças policiais, focar na zeladoria urbana para prevenir crimes como a desordem e o descarte ilegal de lixo.
Ao final do encontro, o presidente Roberto Mateus Ordine entregou um documento com uma série de propostas da Associação Comercial de São Paulo em prol do desenvolvimento da cidade. “Estamos muito contentes pela sua sinceridade e conhecimento, e as informações que você trouxe, hoje, com suas propostas. Boa sorte, e a ACSP estará à disposição, principalmente com as contribuições à cidade”.
A íntegra da participação da deputada federal e candidata à Prefeitura de São Paulo, Tabata Amaral (PSB), está disponível no link: https://bit.ly/3AsWXv8.
Perfil da candidata
Tabata Amaral é deputada federal e candidata à Prefeitura de São Paulo pelo PSB. Nasceu na Vila Missionária, na periferia de São Paulo, filha de uma diarista e um cobrador de ônibus. Aos 11 anos, foi medalhista da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, e sua vida mudou. Criou seu primeiro projeto social aos 14 anos, defendeu o Brasil em cinco olimpíadas internacionais de ciências e formou-se em Ciência Política e Astrofísica pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, com bolsa integral.
Fundou os movimentos Mapa Educação, Acredito e Vamos Juntas. Foi a segunda mulher mais votada do Brasil em 2018 e, logo no primeiro ano de mandato, recebeu o prêmio Congresso em Foco de melhor deputada federal. Em 2022, foi a deputada progressista mais votada do País. Aprovou leis no Congresso que começaram a mudar a cara da educação no Brasil, com destaque para o Pé-de-Meia, um auxílio financeiro para que todo aluno de escola pública possa concluir o Ensino Médio.
É presidente e fundadora das Frentes Parlamentares da Saúde Mental, dos Centros Urbanos e da Licença Paternidade. Foi eleita uma das 100 jovens lideranças que estão mudando o mundo pela Time Magazine e uma das 100 mulheres mais influentes do mundo pela BBC.
Veja as fotos: https://flic.kr/s/aHBqjBDxDV
Por ACSP - 16/08/2024