Temas em Análise 242: Serviços Crescem em Julho por "Efeito Calendário"

SERVIÇOS CRESCEM EM JULHO POR “EFEITO CALENDÁRIO”

Em julho, o volume total de serviços prestados apresentou alta de 1,8%, sobre o mesmo mês do ano passado (ver tabela abaixo), segundo a Pesquisa Mensal de Serviços(PMS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O segmento de transportes, que é o mais importante da amostra utilizada pela PMS, foi o único dos cinco considerados que mostrou queda, mantendo-se a mesma base de comparação. No acumulado de 12 meses, houve aumento de 0,9%, levemente superior à leitura anterior (0,7%).

O aumento em relação a julho de 2018 se explicaria fundamentalmente pelo efeito mestatístico positivo associado à existência de um dia útil a mais neste ano. O setor ainda se ressente da precária evolução da indústria, principalmente no caso dos transportes de carga, e da baixa demanda por parte das famílias, num contexto de elevado desemprego e informalidade crescente.

Em síntese, o volume de serviços prestados apresentou crescimento moderado em julho, contrastando com a queda na indústria e a elevação surpreendente das vendas do varejo. De todo modo, o setor continua apresentando lenta recuperação, que poderia ganhar “tração” com novas reduções da taxa básica de juros (SELIC) e com a recuperação da confiança dos empresários, à medida em que se avance nas reformas estruturais prioritárias para o País.

 

Por IEGV - Instituto de Economia Gastão Vidigal