Temas em Análise 328: Menor Demanda Doméstica Afeta Produção Industrial em Fevereiro

Menor Demanda Doméstica Afeta Produção Industrial em Fevereiro

A Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou uma queda na produção industrial, em fevereiro, de 0,2%, em relação a janeiro, e 2,4% na comparação do mesmo mês do ano anterior. Esses resultados estão em linha com as expectativas do mercado. O setor industrial acumulou uma contração de 0,2% nos últimos 12 meses, igual à observada na leitura anterior.

Essa queda anual pode ser explicada pela menor demanda por produtos industriais no mercado nacional e pela escassez e encarecimento do crédito, que diminui o investimento no setor industrial, além da existência de um dia útil a menos.

Os resultados por categorias de uso apresentaram resultados mistos, com a produção de bens de capital e de bens intermediários mostrando quedas de 12,4% e 2,8%, respectivamente, enquanto os bens duráveis, semiduráveis e não duráveis continuaram a crescer (2,1% e 0,2%, respectivamente), porém com importante redução de intensidade. Automóveis, motocicletas e "linha marrom" tiveram destaque no campo positivo, no primeiro caso, enquanto carburantes foram os destaques no segundo caso. É importante notar que o desempenho dos setores de bens duráveis, semiduráveis e não duráveis pode refletir em maior medida a demanda do consumidor. Por outro lado, as evoluções dos bens de capital e intermediários estão mais relacionadas aos níveis de investimento e produção.

A contração na produção industrial pode ser explicada pelo menor nível de demanda doméstica por bens industriais e pela menor disponibilidade e maior custo do crédito. A desaceleração da atividade econômica, juntamente com juros elevados, pode afetar negativamente o desempenho do setor industrial nos próximos meses.

 

Por IEGV - Instituto de Economia Gastão Vidigal