Temas em Análise 330: Indústria se Recupera em Março, porém com Perspectivas Limitadas pela Baixa Demanda

Indústria se Recupera em Março, Porém com Perspectivas Limitadas pela Baixa Demanda

De acordo com a Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em março, a atividade industrial cresceu 1,1%, na comparação com fevereiro, em linha com as expectativas, enquanto no contraste com março de 2022, apresentou alta de 0,9%. No acumulado em 12 meses, a produção da indústria retomou trajetória ascendente, mantendo-se estável, após seguidas contrações observadas na mesma base de comparação (ver tabela abaixo).

Esse aumento anual pode ser explicado pela existência de um dia útil a mais em março e pelo bom desempenho das exportações industriais, principalmente no caso da indústria extrativa, embora a produção ainda se mantenha abaixo do nível pré-pandemia.

As categorias de uso continuaram apresentando resultados mistos, com a produção de bens de capital e bens intermediários mostrando quedas menos expressivas que as observadas na leitura anterior (-0,5% e -1,1%, respectivamente), enquanto os bens de consumo seguiram crescendo, porém com maior intensidade (5,7%). “Linha branca”, "linha marrom“, eletrônicos, automóveis, motocicletas, alimentos e bebidas tiveram destaque no campo positivo.

Apesar do crescimento da atividade industrial observado em março, os menores níveis de consumo e investimento produtivo, decorrentes dos juros elevados, deverão afetar negativamente o desempenho do setor industrial durante os próximos meses.

 

Por IEGV - Instituto de Economia Gastão Vidigal