Temas em Análise 333: Produção Industrial Cai em Abril e Volta a Registrar Perdas Anuais

Produção Industrial Cai em Abril e Volta a Registrar Perdas Anuais

 

Segundo a Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção industrial apresentou queda de 0,6% em relação a março – surpreendendo negativamente os analistas de mercado – e recuos de 2,7% em relação ao mesmo mês de 2022 e de 0,2% nos últimos 12 meses.

A contração anual pode ser explicada, em parte pela existência de um dia útil a menos, mas principalmente pela menor demanda por produtos industriais no mercado nacional, causada pelos juros altos, pela menor disponibilidade de crédito e pelo elevado grau de endividamento das famílias. Além disso, a menor confiança do empresário industrial também contribui para a queda da produção industrial.

Todas as categorias de uso apresentaram resultados negativos nessa mesma base de comparação. Os bens de capital sofreram queda expressiva (-14,7%), com contrações da produção de máquinas e equipamentos para a agricultura, transporte construção e indústria. Os bens de consumo duráveis mostraram o segundo recuo mais importante (-3,5), com destaque negativo para veículos, informática e móveis. Bens intermediários e de consumo semi e não duráveis, por sua vez, mostraram retrações de 2,6% e 0,2%, respectivamente, devido principalmente às quedas na produção de químicos e minerais não metálicos, no primeiro caso, e bebidas, confecção e produtos têxteis, no segundo.

A contração na produção industrial pode ser explicada principalmente pelo menor nível de demanda doméstica e pela diminuição da confiança dos empresários do setor. A desaceleração da atividade econômica, num ambiente de juros elevados, pode afetar negativamente o desempenho do setor industrial nos próximos meses, enquanto as transferências de renda para as famílias e o programa para carros populares podem melhorar a situação da indústria.

 

Por IEGV - Instituto de Economia Gastão Vidigal