TENDÊNCIA DE RECUPERAÇÃO NA CONFIANÇA DO CONSUMIDOR

O Índice Nacional de Confiança do Consumidor (INC), da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), registrou uma pequena reação no mês de julho: subiu para 79 pontos, sendo que este índice foi de 77 em junho.

Embora os valores abaixo dos 100 pontos ainda sinalizem a permanência de um sentimento de cautela por parte dos compradores, o crescimento pode manifestar uma tendência de recuperação dos fortes efeitos na economia ocasionados pela pandemia.

Depois de apresentar 98 pontos em fevereiro, em março o indicador recuou para 92. Daí em diante continuou em queda livre, vindo para 85 pontos em abril e 77 em maio e junho. É um resultado que remete aos níveis de outro período de crise, entre 2015 e 2017.

Pode-se creditar a pequena alta em julho à melhora das expectativas futuras das famílias da classe C quanto ao crédito, renda e emprego nos próximos seis meses.

“Muitas pessoas esperam que, com o fim da quarentena e do isolamento social, a economia vá retomando seu movimento aos poucos”, afirma Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da ACSP, para quem a retomada deve começar pelos setores mais essenciais, como alimentação e farmácia. “A disposição ao consumo, por enquanto, continua focada em itens mais básicos, mas é bem-vinda, pois sinaliza uma recuperação gradual.”

Por ACSP